quarta-feira, 2 de junho de 2010

Tsunami no esporte. Tsunami no mercado.

Por Diandra Gomes Arbia

Muito se fala da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. Fala-se também dos Jogos Olímpicos, em 2016. Entretanto, pouco se lembra de outros dois grandes eventos esportivos, que acontecerão no País, antes disso.

Já no próximo ano, 2011, teremos os Jogos Mundiais Militares, com sede no Rio de Janeiro. “Jogos Mundiais Militares?” – você se pergunta. Explico. Nomeado “V Jogos Mundiais Militares – Rio 2011 – Os Jogos da Paz!”, o evento desportivo é gerenciado pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), entidade que congrega 131 países membros, reunindo mais de um milhão de atletas militares.

Superado apenas pela FIFA e pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o CISM é a terceira organização desportiva do mundo. Os V Jogos Mundiais Militares RIO2011 serão um evento enorme, que demandará investimentos no esporte e em atletas de alto desempenho. Segundo informações do Centro de Comunicação Social da Marinha, estima-se que sete mil pessoas participarão dos Jogos, entre atletas, técnicos, delegados e convidados. Mais de 100 países deverão se reunir em torno do ideal olímpico. Serão disputadas 20 modalidades desportivas nas versões feminina e masculina.

Outro grande evento esportivo que vem sendo ignorado é a Copa das Confederações, em 2013, que será um aperitivo para a Copa do Mundo no Brasil, funcionando como uma prévia do que deveremos esperar para 2014. Muito planejamento deverá ser feito.

Em 2012, acontecem os Jogos Olímpicos de Londres. Após a data, todos os grandes eventos esportivos do mundo – não apenas os de futebol – estarão concentrados no nosso Brasil. Olhos do mundo inteiro estarão voltados para nossa terra verde e amarela. E é aí que mora a oportunidade.

Dá para imaginar o tamanho incrível dos investimentos no esporte nacional?

Definitivamente, o esporte será privilegiado. Além disso, também teremos os patrocinadores da FIFA, do COI, novos investidores, todos ativando patrocínio no País através de propagandas temáticas, ações promocionais. A mídia será invadida por referências ao esporte.

Logo mais, o planejamento para investimento de grandes empresas em marketing esportivo para esse período começará. Novas e inovadoras ações deverão ser programadas e – mais do que nunca – o mercado do marketing esportivo irá borbulhar.

A hora de aproveitar a oportunidade que – provavelmente jamais será repetida – é essa. Desde já. O mercado jamais viu uma oportunidade como a que agora encaramos. E fico curiosa para saber como ele sairá lá do outro lado, depois de todos esses eventos. Esperamos que melhor. Muito melhor.
------------------------------------------------------------

Acesse também nosso site! http://www.jcoccosport.com.br/
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/JCoccoSportMkt
Nossa Comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=99515504

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails