quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Do gol aos negócios: Marcos se dedicará ao marketing esportivo

Foto: Lena Castellón 
O goleiro Marcos, um dos nomes ligados à conquista do pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo, em 2002, após 20 anos jogando na defesa do Palmeiras, pendurou as luvas.
Ao explicar os motivos de sua retirada em coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira, 11, Marcos admitiu: não tinha mais condições de ficar em forma. E, como sua regra de vida era entrar em campo para dar 100% de sua performance, o goleiro concluiu que não atingiria mais essa meta. Melhor, portanto, seria a aposentadoria. Havia ainda a expectativa de que ele pudesse disputar o Campeonato Paulista, que começa no dia 21 de janeiro. Mas o corpo cobrou as décadas de dedicação ao esporte.
O seu forte carisma e a não-rejeição entre as torcidas chamaram a atenção de diversas marcas e ele agora poderá se dedicar mais a projetos de marketing esportivo e mesmo a planos na área social. O goleiro tem como patrocinadores pessoais Topper, Della e Case (Grupo Fiat).
“Muita gente está me procurando. Mas vou descansar três semanas e aí verei os projetos”, disse. Segundo Juan Brito, ex-gerente de marketing do Palmeiras e que atualmente responde pelos acordos do atleta, Marcos já vinha sendo sondado por algumas empresas, mas o burburinho em torno de sua aposentadoria aumentou o interesse e as propostas se intensificaram. Por sinal, a marca Tenys Pé fechou acordo para apoiar o anúncio de sua despedida à imprensa.
Em fase de planejamento, o Palmeiras está com diversos projetos que exploram a boa imagem de Marcos. O presidente do clube, Arnaldo Tirone, explicou que não seria imaginável abrir mão daquele que considera o maior ídolo palmeirense. E afirmou que entre abril e junho esses projetos devem ser apresentados.
Uma das medidas já acertadas é que o site do clube terá espaço para a presença digital do agora ex-jogador, como site e acesso ao perfil de Marcos no Facebook.

Outra novidade é que Marcos, dono da clínica de fisioterapia São Marcos, na capital paulista – será embaixador da Nova Arena, o estádio do Palmeiras que está sendo construído pela WTorre. A informação ainda não foi confirmada de forma oficial. Mas o fato é dado como certo.
Oficialmente, o contrato do goleira se encerra no final deste ano. Uma cláusula já previa uma participação de Marcos em outras atividades. O departamento jurídico do time e mais os representantes do goleiro estudam o que essa função pode ser.
Fonte: Meio e Mensagem

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Banco BMG realiza mudanças nas renovações dos patrocínios

O banco BMG, maior investidor do futebol brasileiro na última temporada, renovou o aporte ao América-MG por mais um ano, rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro e decidiu não manter o patrocínio ao Sport, promovido à primeira divisão no último ano.

O BMG está com a política de não renovar mais patrocínios, ou pelo menos não por um preço maior do que era anteriormente. Essa nova filosofia não significa exatamente que o banco está retirando investimentos do futebol, e sim remanejando os investimentos.

O primeiro sinal de que a instituição poderia alterar os rumos em 2012 veio de entrevista de Julio Casares, vice-presidente de marketing do São Paulo, à rádio "Jovem Pan". Na ocasião, o cartola tricolor avisou que a empresa não renovaria com o time paulista pois estaria se retirando gradativamente do futebol neste ano.

Um indício contrário à evasão citada pelo são-paulino é a renovação do aporte ao Santos, em novembro de 2011, por um valor superior ao repassado até então. Uma das possíveis explicações está na natureza dos negócios que envolvem BMG e clubes patrocinados. No caso do América-MG, por exemplo, há mais que um aporte.

"No nosso caso, é uma relação especial, não só pelo fato de eles serem de Belo Horizonte, mas por serem parceiros de jogadores das categorias de base", explica Naves. Danilo, lateral-direito vendido ao Santos na última temporada, é um dos atletas do time mineiro que tem o BMG como dono de parte dos direitos econômicos.

Fonte: Máquina do Esporte

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Internacional lança o “Sócio Coloradinho” para atingir o público infantil

Para atingir e fidelizar o público infantil, o Internacional criou o “Sócio Coloradinho”. O programa fará com que os baixinhos tenham contato com o clube e se tornem associadas desde cedo.

"A ideia é que a criança já tenha contato com o clube desde cedo, esteja acostumada com ser sócia", afirma Norberto Guimarães, diretor de relacionamento com sócios da equipe. O valor demandado é simbólico: R$ 5 mensais, mais R$ 20 pela confecção da carteirinha. Já há 400 cadastros feitos, e a meta é atingir cinco mil até dezembro.

O clube também lançará a página na internet voltada para esse público, com jogos, brincadeiras e histórias relacionadas ao time alvirrubro e enviará um gibi alusivo à equipe para todos os sócios dessa nova modalidade.

Alguns times como o Vasco e o Botafogo já utilizam esta ação de marketing esportivo voltadas para as crianças investindo em produtos licenciados e mascotes.

Fonte: Máquina do Esporte

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Corinthians coloca o marketing em ação para ajudar em campanha por Cristian

Foto: AFP
Departamento aprova projeto apresentado por grupo e pode sair à caça de investidores para repatriar o volante. Fenerbahce-TUR exige R$ 16 milhões
O Corinthians pretende contratar mais um volante para reforçar o elenco antes do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores. A dificuldade para obter reforços neste setor fez o Timão buscar auxílio em um aliado importante. Animado com a possibilidade de repatriar Cristian, do Fenerbahce-TUR, o departamento de marketing pretende entrar na negociação.

O projeto foi aprovado por Luis Paulo Rosenberg, principal diretor do departamento. Em virtude dos problemas do futebol para encontrar alternativas para a posição, ele se comprometeu em tentar fazer o projeto vingar.
Em caso de uma boa aceitação pela torcida, o clube sairia em busca de investidores interessados em colaborar com o retorno do marcador. O Alvinegro não descarta também colocar dinheiro para fechar a transação. Os turcos querem R$ 16 milhões para liberá-lo.
O conceito criado pelo grupo consiste na ajuda de torcedores para a aquisição de um jogador importante. Campeão da Série B, do Paulistão e da Copa do Brasil, Cristian foi o mais citado em uma pesquisa encomendada pelos idealizadores sobre qual jogador deveria regressar ao Timão. A Fiel faria doações (mínimo de R$ 100) até atingir o valor estipulado pelo Fenerbahce. O dinheiro só deixaria a conta do participante depois que o negócio fosse concretizado.
Além de Cristian, o Timão ainda sonha com Guilherme, revelação da Portuguesa. A Lusa, contudo, insiste em não abrir mão do jogador e exige R$ 50 milhões para liberá-lo. A proposta salarial agradou aos representantes do atleta, que tentam dar uma última cartada nesta segunda-feira.
Enquanto ninguém chega, o técnico Tite tem apenas três opções para a função: Ralf, Paulinho e Edenílson. Moradei e Bruno Octávio, reservas em 2011, foram liberados e não fazem mais parte do elenco.
Fonte: globoesporte.globo.com

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