terça-feira, 27 de julho de 2010

A Fórmula da fabricação de resultados

Por José Estevão Cocco

A última corrida da Fórmula 1, disputada na Alemanha, provocou uma onda de críticas quase unânime. De toda a mídia e de torcedores.

Podemos entender que a obrigatoriedade de permitir a ultrapassagem pelo companheiro da equipe é legal, imoral ou as duas opções?

Em primeiro lugar, as regras da corrida prevêem dois rankings paralelos e simultâneos, um para os pilotos individualmente e outro para a escuderia ou equipe.
Como todo poder de cada equipe é próprio, é lógico que o ranking dela vem em primeiro lugar. Os pilotos trabalham para a equipe e não para eles próprios. Quem sustenta os pilotos é a escuderia, que arca com todos os riscos do empreendimento. Portanto, a escuderia tem todo o direito de escalar qual piloto vai ganhar ou não. Certo? Errado!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Brasil X Rússia: da chuva no Maracanã a mais um peixinho em Córdoba.

Por Edison Tadayuki

Ontem, 25 de julho, à noite, a Seleção Brasileira de Voleibol, comandada por Bernardinho, conquistou o nono título da Liga Mundial Masculina, ao derrotar a Rússia por 3X1 (25/22, 25/22, 16/25 e 25/23), em Córdoba, Argentina. Ao superar os oito títulos da Itália, o Brasil passa a ser o maior campeão da história. Murilo foi eleito o melhor jogador da Liga Mundial e Mário Jr., que substituiu o Serginho, melhor do mundo, foi considerado o melhor líbero.

A data de hoje, 26 de julho, nos faz lembrar do início dessa jornada de conquistas do voleibol brasileiro, masculino e feminino. Foi há 27 anos que o Estádio do Maracanã foi palco do Grande Desafio Brasil X URSS. Um espetáculo gravado na memória de 96 mil espectadores, que lotaram o estádio ignorando totalmente a chuva que insistia em roubar a cena. Esse recorde, ainda não quebrado, de público numa partida a céu aberto é o marco inicial de um vôlei praticado com organização e com marketing esportivo de resultado, que transformou a modalidade no segundo esporte mais popular entre nós.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails