quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Clubes propõem às TVs R$ 500 milhões pelo Campeonato Brasileiro

Valor contempla apenas emissoras abertas e Globo pode perder negócio. Clube dos 13 promete edital para a próxima semana

Por Perla Rossetti – propmark.com.br

A comissão de negociação do Clube dos 13, entidade corporativa que representa os interesses dos clubes de futebol do País está na reta final de negociações com as principais emissoras de televisão aberta do País para definir os requisitos que garantirão o direito de transmissão dos campeonatos brasileiros de 2012 a 2014.

O clima é tenso na Rede Globo, que pode perder a transmissão, independente do longo histórico de parceira do campeonato, especialmente nos tempos de vacas magras. Mas o item fidelização não está na pauta, afinal os dirigentes dobraram a cota mínima, por ano, para R$ 500 milhões. No contrato atual, a Globo paga R$ 250 milhões por temporada pelos direitos de transmissão para a TV aberta e cerca de R$ 600 milhões para TV por assinatura, rádio, internet e pay-per-view. Fontes do mercado dizem que a Globo não deve participar do leilão que o Clube dos 13 vai patrocinar para definir quem vai transmitir o Brasileirão.

A arrecadação da Rede Globo com o futebol é cerca de R$ 1 bilhão por ano. Cada cota para 2011 custou a Vivo, Coca-Cola, AmBev (cervejas), Banco Itaú, Casas Bahia e Volkswagen R$ 134 milhões. O Top de 5 segundos ficou com a Olympikus por R$ 43 milhões.

Caso perca o Brasileirão, a Rede Globo já tem opção na manga. Ela é dona dos direitos de transmissão da Champions League, uma verdadeira liga mundial de clubes sem participação de representantes do Brasil e Argentina. Além da Champions League, tem os direitos da Copa do Brasil, campeonatos regionais, Copa Libertadores da América e os jogos da Seleção Brasileira.

Edital
Formada pelos presidentes do Santos, Atlético Mineiro, Bota Fogo, Bahia e o diretor executivo da entidade, Ataíde Gil Guerreiro, a comissão está se reunido todos os dias dessa semana, “e até tarde da noite”, na expressão da fonte do propmark, com representantes da Rede Globo, Record e Rede TV! e dos portais Terra, IG, e UOL que já sinalizaram interesse na cobertura on line.

Trata-se da rodada final, pois o edital de licitação para a cobertura será apresentado na próxima semana. Segundo fonte do propmark, a Rede Globo não desfrutará de privilégios, já que os clubes estão engajados nesse processo concorrencial. A posição de seus dirigentes é de que o produto campeonato tem condição de valorização significativa e eles não estão dispostos a ceder, mesmo sem terem estipulado qual o montante esperam faturar com a venda das cotas.

As conversas dos presidentes com os executivos das mídias abordam as condições e requisitos técnicos e não diferem muito da estrutura oferecida pela Rede Globo em termos de audiência e quantidade de retransmissoras em todo o País para TVs abertas. Para o online, é a capacidade para suportar grande número de acessos, fotos e vídeos nas transmissões que conta.

Mesmo assim, se o veículo atender a todos os requisitos, porém oferecer valor menor para sua cota e tipo de transmissão, perderá a concorrência. O modelo da licitação vem sendo debatido desde o final de 2010, depois de uma longa pesquisa de instituições como a Fundação Getúlio Vargas para levantar a forma como as ligas de cada país trabalham a comercialização de mídia.
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terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

J.Cocco realiza Segundo Curso de Sportainment Strategy - A Nova Geração do Marketing Esportivo

Sucesso do primeiro curso motiva agência pioneira em marketing esportivo a realizar segunda edição no próximo mês de maio.

De 16 a 21 de maio, a J.Cocco realizará em seu auditório o Segundo Curso de Sportainment Srategy – A Nova Geração do Marketing Esportivo com aulas proferidas por José Estevão Cocco, Jorge Ayoub e palestrantes convidados.

Os negócios do esporte vão muito além das simples disputas. Precisam ser espetáculos inesquecíveis. Um grande entretenimento, onde as pessoas, torcedoras ou não, tenham uma experiência relevante. Já existe um posicionamento internacional de "sportainment" onde o espetáculo esportivo e o entretenimento andam juntos e os patrocinadores têm o grande retorno em brand experience, share of heart, visibilidade e recall.

A J.Cocco Sportainment Strategy, pioneira e uma das mais experientes empresas de marketing esportivo, já pratica o “sportainment” há muitos anos com grande sucesso. Agora, para disseminar esse posicionamento, abre inscrições para a segunda edição do seu curso, de 22 horas/aula, especificamente focado nesse tema.

Avaliações positivas do Primeiro Curso Sportainment Strategy

“O curso está sendo bastante proveitoso. O mais importante nele é, justamente, a experiência prática que o José Cocco está passando pra gente. Não é somente aquela coisa de paixão pelo esporte. Estamos aprendendo como deve ser a estratégia de uma empresa para propagar a marca.” Tânia Marina da Silva Pacheco de Barros - SESI/SENAI – SP

“O curso é muito atual dentro do que está acontecendo no mercado esportivo. Estamos tendo a acesso a diferentes opiniões sobre diversos aspectos do setor e que vai acrescentar bastante no noos trabalho.” Ariane Pinheiro - Ativo.com

“Estou achando o curso bem legal e dinâmico. Os cases e as experiências apresentadas, tanto pelo Cocco como pelos outros palestrantes, vão contribuir positivamente para o meu trabalho.” Karen Rodrigues Fanti - Pão de Açúcar

“Estou achando o curso muito interessante, inovador, com algumas informações bem curiosas. Para mim está sendo uma experiência primeira e única no marketing esportivo e até o momento achei muito interessante o que foi apresentado. Os palestrantes estão de parabéns.” João Franscisco Soutto Mayor - The Marketing Store TMSW

“Estou aprendendo muito sobre como realmente são os bastidores do mercado de esporte. Esse curso vai ser muito útil na minha vida como atleta do rugby e no meu trabalho no site sobre a modalidade, para conseguir novos anunciantes, mais recursos para ajudar o esporte crescer.” Daniel Venturole - Blog do Rugby

“Em primeiro lugar, estamos tendo a oportunidade de absorver um pouco do vasto conhecimento do José Cocco, um amigo ímpar. Esse aprendizado é fundamental para o nosso trabalho na área de marketing esportivo. Além disso, é muito valiosa essa oportunidade para trocarmos conhecimentos e ideias. O Cocco tem que dar esse curso mais vezes.” Heraldo Corrêa – Consultor e Ex-Secretaário de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo.

José Estevão Cocco
Diretor-presidente da J.Cocco Sportainment Strategy; Presidente da ABRAESPORTE - Academia Brasileira de Marketing Esportivo; Conselheiro da AMPRO – Associação de Marketing Promocional; Membro da ABM - Academia Brasileira de Marketing

Jorge Ayoub
Diretor de Novos Negócios da J.Cocco Sportainment Strategy; Vice-presidente da ABRAESPORTE – Academia Brasileira de Marketing Esportivo; Professor da UNIBAN

Programa do Curso
- Fundamentos do Marketing
- Fundamentos do Marketing Esportivo
- Sportainment Strategy
- O mercado de Sportainment
- Adequação das modalidades esportivas e patrocínios ao Sportainment
- Modelos de projetos e eventos de Sportainment
- Obtendo o melhor retorno da midia.

Curso com adequação para
- Profissionais de marketing esportivo, de eventos, propaganda e promoções;
- Administradores Esportivos;
- Gerentes e Diretores de propaganda, marketing esportivo e de esportes;
- Ex - atletas já iniciados no marketing esportivo;
- Diretores de clubes;
- Empresários de atletas;
- Empresários de entretenimento;
- Jornalistas

Serviço

SEGUNDO CURSO DE SPORTAINMENT STRATEGY A NOVA GERAÇÃO DO MARKETING ESPORTIVO
De 16 a 20 de maio de 2011, das 19h às 22h30, e dia 21 de maio de 2011, das 9h às 16h, totalizando 22 horas de aulas, exposições e debates.
Local: Auditório da J.Cocco – Rua Geraldo Flausino Gomes, 61 – 2º. Andar – Brooklin – São Paulo - SP
Vagas limitadas.
Informações e inscrições:
Tel.: 11 3755 – 0908
jcoccosport@jcoccosport.com.br
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segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Na despedida, Ronaldo agradece aos patrocinadores

Jogador cita Ambev, Claro, Hypermarcas e Nike em seu discurso de despedida; acordo do clube com patrocinadores segue o mesmo até o final do ano

Fonte: m&m online

Em concorrido depoimento, seguido de entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira 14, Ronaldo anunciou oficialmente que está pendurando as chuteiras. Ao confirmar os rumores que circulavam na imprensa desde o sábado 12, o jogador agradeceu aos patrocinadores que o acompanharam ao longo da carreira e disse que continuará a trabalhar pelo Corinthians, o último clube que defendeu.

“Agradeço principalmente à Hypermarcas, que bancou realmente esse projeto do Corinthians”, declarou Ronaldo, ao recordar do nascimento e dos primeiros momentos da parceria com o clube paulista, no início de 2009. Pouco antes, ele havia agradecido também à Claro, Ambev e Nike – as duas últimas acompanham o craque desde 1994, quando o Fenômeno tinha apenas 17 anos.

"Vou me dedicar à minha agência e à Fundação Criando Fenômenos", afirmou o jogador sobre os objetivos a curto prazo, citando a 9ine (agência de marketing esportivo na qual é sócio do grupo WPP) e uma organização para crianças que ele pretende fundar em breve. Em seguida, o maior goleador da história das Copas do Mundo revelou como será a sua relação com o Corinthians a partir de agora. “Serei uma espécie de embaixador institucional, pelo mundo afora, para ajudar (o clube) a captar cada vez mais”.

Sentado ao lado de Ronaldo, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, enalteceu os feitos do jogador pelo clube e disse que a história do time agora se dividirá entre antes e depois da passagem do craque pelo Parque São Jorge.

“Triplicamos as receitas e (os valores dos) os patrocínios”, ressaltou Sanchez, que garantiu a continuidade do acordo comercial entre o clube e a Hypermarcas. “Não muda nada até o final do ano entre Corinthians, Ronaldo e Neo-Química (marca de medicamentos genéricos do grupo Hypermarcas que é patrocinadora master do time)”. O contrato do clube com o anunciante vai até janeiro de 2012.
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