sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mudanças à vista

Por Diandra Gomes Arbia

Em um texto anterior, sobre Naming Rights, falamos sobre a dificuldade que os patrocinadores encontram na hora de ter os nomes comerciais veiculados pela imprensa brasileira, que não faz uso da nomenclatura das marcas por classificar a atitude como propaganda gratuita.

Foi assim ao longo da Super Liga de vôlei, quando os times “Unilever” e “Sollys Osasco” se transformaram em “Rio de Janeiro” e “Osasco”, durante as transmissões.

Como citamos anteriormente, a Kyocera não renovou seu contrato de naming rights com o Atlético Paranaense - na Arena da Baixada - após três anos. A principal razão para a retirada foi que ninguém aqui no Brasil chamava o estádio de Kyocera e o nome simplesmente não aparecia na mídia.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Entrevista: J.Cocco explica as fan fests

"No Brasil, as fan fests vão estourar. Na Alemanha, foram 18 milhões, aqui teremos 60 milhões"

Confira a entrevista concedida por José Cocco para Marcos de Sousa, do Portal Copa2014

"Brasil deve investir em marketing
positivo para a Copa de 2014"
José Estevão Cocco é diretor-presidente da J.Cocco Sportainment e entrou no mundo da propaganda e marketing em 1958. Autor da memorável campanha "Não esqueça da minha Caloi", criador dos Passeios Ciclísticos da Primavera, Cocco ostenta em seu portfólio cases de sucesso como o Programa Mulheres Que Fazem o Brasil Brilhar, da Bombril, Extra Bike Brasil, Copa Coca-Cola, Fórmula Renault do Brasil e Copa Clio do Brasil, entre inúmeros outros. Nesta entrevista, realizada por telefone, J.Cocco fala sobre o potencial das fan fests no Brasil, explica as normas da Fifa para a transmissão dos jogos em locais públicos e revela seu novo projeto o Pró 2014, que pretende estender o legado da Copa de 2014 a milhares de cidades do país.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Copa do Mundo sacode o mercado publicitário

Por Diandra Gomes Arbia

O tempo está voando e em 17 dias, o mundo irá parar para assistir ao maior evento esportivo do mundo. Com a Copa do Mundo da África do Sul se aproximando, o mercado publicitário está em polvorosa: sobram comerciais que fazem alusão à Copa.

No caso das empresas não associadas ao evento e à FIFA, cuidados necessários têm sido tomados de forma que os filmes publicitários respeitem os direitos adquiridos pelas empresas patrocinadoras oficiais da Copa. Entretanto, a não-associação à FIFA não se transforma em um problema capaz de impedir as propagandas relacionadas ao evento.

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