O primeiro
evento do Comitê de Marketing Esportivo da AMPRO - Associação de Marketing
Promocional reuniu nesta terça-feira (24), representantes do Governo Estadual,
dos grandes patrocinadores, da FIFA e especialistas em Copa do Mundo.
O evento foi
realizado no auditório do Museu do Futebol e contou com a participação de mais de
160 profissionais. O principal objetivo do encontro foi discutir o foco no
mercado brasileiro para a Copa de 2014.
Durante a
abertura, José Estevão Cocco - diretor do Comitê de Marketing Esportivo da
AMPRO e conselheiro da entidade resgatou a história da formação do grupo, que
começa com mais de 20 integrantes. Cocco ainda reafirmou o objetivo do evento
de levar aos associados e ao mercado, um amplo debate profissional com
informações precisas e troca de experiências sobre o tema Copa do Mundo. No
final do discurso, o diretor do Comitê agradeceu aos parceiros e apoiadores que
estiveram envolvidos na realização, entre os quais: o Patrono do Comitê Martins
Vieira, da The Marketing Store, que comentou de como o evento era apaixonante e
desafiador.
Em seguida, Elza
Tsumori - presidente do conselho da AMPRO destacou como vale a pena lutar por
um sonho e que o lançamento do Comitê de Marketing Esportivo é um momento de
júbilo para a entidade que completa 18 anos em junho. “Acreditamos que os
grandes eventos esportivos internacionais possam alavancar os negócios no
mercado nacional, impulsionar e criar a cultura esportiva nos brasileiros”,
afirma.
A programação teve
como foco o mercado por meio de palestras do Secretário de Esportes, Lazer e
Juventude do Estado de São Paulo, Dr. Jorge Pagura. Ele falou sobre a lei de
incentivo aos esportes, porém, enfatizou a preocupação sobre as políticas
públicas de esporte, da necessidade do planejamento permanente, da falta de
conhecimento e da questão orçamentária. Ainda destacou a infra-estrutura de São
Paulo para a abertura da Copa de 2014 e o trabalho desenvolvido para fomentar a
cultura do esporte nos jovens de 7
a 17 anos de idade.
Dando
continuidade à seqüência de discursos, o presidente da Traffic, J. Hawilla comentou
sobre a desorganização do futebol brasileiro e lembrou que as comissões
técnicas são preparadas, mas a gestão ainda precisa melhorar. Sobre as
oportunidades com a vinda do evento ao Brasil, ele lembrou como é possível
ganhar dinheiro nessa estrutura. Hawilla ainda destacou que as cotas de
patrocínios já estão vendidas, mas ao mesmo tempo a Fifa traz uma Copa com a
criação de um ambiente favorável para o País. O cenário é de otimismo, com
ampla divulgação do Brasil para o mundo, reforçando uma imagem positiva em
outros continentes e também favorável ao turismo. “Estamos com projeções
econômicas de crescimento internacional, avanços tecnológicos nas transmissões
de TV e oportunidade para uso da criatividade. Vamos ter uma revolução no Brasil.
A Copa vai deixar um importante legado cultural. Aprenderemos a fazer evento de
grande proporção, disciplinar e organizar as torcidas.”, vislumbra. J. Hawilla.
Para falar do
sucesso com o investimento no futebol, o diretor de marketing da Seara
Alimentos – Marfrig Group, Antonio Zambelli apresentou a comunicação iniciada
em 2010 (patrocínio do Santos, da Copa da África do Sul, do Criciúma e as ações
atuais), Demonstrou como a participação na Copa é importante para a expansão internacional
da marca e o relacionamento com a FIFA.
Já o diretor de
marketing da FIFA, Jay Neuhaus mostrou a estrutura organizacional,
administrativa da Federação, o plano-base de divulgação que será desenvolvido
no Brasil e como funciona a exposições de marcas na Copa do Mundo. Ele também falou
tudo o que poderá ser feito dentro das normas legais e da importância das
"fan fests" que ocorrem em paralelo aos jogos em todas as sedes.
De acordo com José Cocco
esse evento foi muito gratificante para os organizadores com a presença no
limite do auditório de profissionais associados à AMPRO que afirmaram terem
recebido informações fundamentais para elaboração de planos comerciais e
identificação de oportunidades no âmbito do marketing promocional.
Com a Copa do Mundo de 2014
e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil, as atividades
relacionadas ao marketing esportivo ganham importância cada vez maior. Deste
mercado, que deverá movimentar, entre 2011 e 2014, mais de R$ 140 bilhões,
serão cerca de R$ 50 bilhões só no ano da Copa do Mundo de Futebol.
Para identificar e
acompanhar as oportunidades relacionadas ao setor, um time de profissionais
ligados ao marketing promocional e esportivo se reúne, por meio da AMPRO, na
formalização de um novo Comitê, liderado e dirigido pelo sócio-diretor da
J.Cocco e conselheiro da associação, José Estevão Cocco. “O momento é propício
para todos os players desse mercado em euforia, principalmente no Brasil. E
para atuar de forma mais efetiva nesta área, estamos formando um time de
craques para compor o Comitê de Marketing Esportivo, todos associados da AMPRO,
que visa pesquisar, estudar, analisar, acompanhar e identificar as crescentes
oportunidades do segmento.”, afirma.
De acordo com Cocco, o
objetivo da AMPRO, por meio do novo Comitê, é o de colaborar com as agências
associadas interessadas nesse mercado. “As oportunidades são muitas. E quem
estiver mais preparado e antenado, poderá aproveitá-las melhor e obter
excelentes resultados. Esse é o foco do Comitê de Marketing Esportivo: debater,
aprender e orientar como melhor identificar e usufruir desse mercado em
ascensão.”