quarta-feira, 25 de maio de 2011

AMPRO faz lançamento do Comitê de Marketing Esportivo com palestras de oportunidades para a Copa de 2014




O primeiro evento do Comitê de Marketing Esportivo da AMPRO - Associação de Marketing Promocional reuniu nesta terça-feira (24), representantes do Governo Estadual, dos grandes patrocinadores, da FIFA e especialistas em Copa do Mundo.
O evento foi realizado no auditório do Museu do Futebol e contou com a participação de mais de 160 profissionais. O principal objetivo do encontro foi discutir o foco no mercado brasileiro para a Copa de 2014.

Durante a abertura, José Estevão Cocco - diretor do Comitê de Marketing Esportivo da AMPRO e conselheiro da entidade resgatou a história da formação do grupo, que começa com mais de 20 integrantes. Cocco ainda reafirmou o objetivo do evento de levar aos associados e ao mercado, um amplo debate profissional com informações precisas e troca de experiências sobre o tema Copa do Mundo. No final do discurso, o diretor do Comitê agradeceu aos parceiros e apoiadores que estiveram envolvidos na realização, entre os quais: o Patrono do Comitê Martins Vieira, da The Marketing Store, que comentou de como o evento era apaixonante e desafiador.

Em seguida, Elza Tsumori - presidente do conselho da AMPRO destacou como vale a pena lutar por um sonho e que o lançamento do Comitê de Marketing Esportivo é um momento de júbilo para a entidade que completa 18 anos em junho. “Acreditamos que os grandes eventos esportivos internacionais possam alavancar os negócios no mercado nacional, impulsionar e criar a cultura esportiva nos brasileiros”, afirma. 

A programação teve como foco o mercado por meio de palestras do Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Dr. Jorge Pagura. Ele falou sobre a lei de incentivo aos esportes, porém, enfatizou a preocupação sobre as políticas públicas de esporte, da necessidade do planejamento permanente, da falta de conhecimento e da questão orçamentária. Ainda destacou a infra-estrutura de São Paulo para a abertura da Copa de 2014 e o trabalho desenvolvido para fomentar a cultura do esporte nos jovens de 7 a 17 anos de idade.

Dando continuidade à seqüência de discursos, o presidente da Traffic, J. Hawilla comentou sobre a desorganização do futebol brasileiro e lembrou que as comissões técnicas são preparadas, mas a gestão ainda precisa melhorar. Sobre as oportunidades com a vinda do evento ao Brasil, ele lembrou como é possível ganhar dinheiro nessa estrutura. Hawilla ainda destacou que as cotas de patrocínios já estão vendidas, mas ao mesmo tempo a Fifa traz uma Copa com a criação de um ambiente favorável para o País. O cenário é de otimismo, com ampla divulgação do Brasil para o mundo, reforçando uma imagem positiva em outros continentes e também favorável ao turismo. “Estamos com projeções econômicas de crescimento internacional, avanços tecnológicos nas transmissões de TV e oportunidade para uso da criatividade. Vamos ter uma revolução no Brasil. A Copa vai deixar um importante legado cultural. Aprenderemos a fazer evento de grande proporção, disciplinar e organizar as torcidas.”, vislumbra. J. Hawilla.  

Para falar do sucesso com o investimento no futebol, o diretor de marketing da Seara Alimentos – Marfrig Group, Antonio Zambelli apresentou a comunicação iniciada em 2010 (patrocínio do Santos, da Copa da África do Sul, do Criciúma e as ações atuais), Demonstrou como a participação na Copa é importante para a expansão internacional da marca e o relacionamento com a FIFA.

Já o diretor de marketing da FIFA, Jay Neuhaus mostrou a estrutura organizacional, administrativa da Federação, o plano-base de divulgação que será desenvolvido no Brasil e como funciona a exposições de marcas na Copa do Mundo. Ele também falou tudo o que poderá ser feito dentro das normas legais e da importância das "fan fests" que ocorrem em paralelo aos jogos em todas as sedes.  

De acordo com José Cocco esse evento foi muito gratificante para os organizadores com a presença no limite do auditório de profissionais associados à AMPRO que afirmaram terem recebido informações fundamentais para elaboração de planos comerciais e identificação de oportunidades no âmbito do marketing promocional.

Com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 no Brasil, as atividades relacionadas ao marketing esportivo ganham importância cada vez maior. Deste mercado, que deverá movimentar, entre 2011 e 2014, mais de R$ 140 bilhões, serão cerca de R$ 50 bilhões só no ano da Copa do Mundo de Futebol.
Para identificar e acompanhar as oportunidades relacionadas ao setor, um time de profissionais ligados ao marketing promocional e esportivo se reúne, por meio da AMPRO, na formalização de um novo Comitê, liderado e dirigido pelo sócio-diretor da J.Cocco e conselheiro da associação, José Estevão Cocco. “O momento é propício para todos os players desse mercado em euforia, principalmente no Brasil. E para atuar de forma mais efetiva nesta área, estamos formando um time de craques para compor o Comitê de Marketing Esportivo, todos associados da AMPRO, que visa pesquisar, estudar, analisar, acompanhar e identificar as crescentes oportunidades do segmento.”, afirma.
De acordo com Cocco, o objetivo da AMPRO, por meio do novo Comitê, é o de colaborar com as agências associadas interessadas nesse mercado. “As oportunidades são muitas. E quem estiver mais preparado e antenado, poderá aproveitá-las melhor e obter excelentes resultados. Esse é o foco do Comitê de Marketing Esportivo: debater, aprender e orientar como melhor identificar e usufruir desse mercado em ascensão.”

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