sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Empresas apostam no sucesso de atletas para divulgar suas marcas e produtos


Atualmente muitas empresas atrelam o sucesso de jogadores de futebol e atletas mundialmente conhecidos às suas marcas para divulgar seus produtos e criar novos com a cara do atleta, utilizando o marketing esportivo. Porém, no Brasil ainda são mínimos os profissionais que faturam com este tipo de propaganda, ganhando destaque os jogadores Neymar, com um faturamento de quase R$ 10 milhões por ano com publicidade, Anderson Silva e César Cielo.
Boa parte do procedimento de divulgação é realizado pelas agências de Marketing Esportivo, executando a gestão de imagem dos atletas, a relação de patrocínio e todos os conteúdos veiculados na mídia, mas o ponto principal está no próprio esportista, em seu desempenho durante as competições e a imagem que ele transmite de si mesmo aos veículos.
Existem casos em que a imagem foi tão bem gerenciada que ultrapassou a vida do esportista, como o piloto Ayrton Senna, que até hoje possui uma legião de fãs e segundo uma pesquisa do Ibope Media, realizada entre os meses de abril e julho de 2011, ele é a quinta personalidade do mundo esportiva mais citada na TV. De acordo com um levantamento do Núcleo de Estudos de Negócios do Esporte de uma escola no Brasil, os produtos ligados ao esportista, desde alimentos a réplicas dos capacetes, geram anualmente R$ 200 milhões, 100% revertidos para o Instituto Ayrton Senna.
A Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 no Brasil prometem expandir ainda mais o espaço publicitário utilizando a imagem de grandes craques do esporte. A Ambev apostou na imagem dos jogadores Neymar e Lucas, que estarão nas latinhas de Guaraná Antarctica, além do patrocínio à dupla até 2016. A Panasonic também se associou ao jogador para divulgador seus televisores 3D. Para as Olimpíadas, a grande promessa aos investidores é o atleta Thiago Pereira, que conquistou 12 medalhas no Pan-Americano de Guadalajara.

Desta forma, as empresas de marketing esportivo transformam as vitórias dos jogadores em um produto a ser negociado trabalhando sua postura, forma de se vestir, comportamento, maneira de dar entrevistas e equilibrando os compromissos de imagem da personalidade com a rotina de treinamentos e concentração.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Marketing esportivo: o boom das agências especializadas


Megaeventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 deixam o mercado cada vez mais disputado e exigem que as empresas saiam do amadorismo

Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing

A confirmação do Brasil para sediar megaeventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 iniciou uma verdadeira corrida do ouro. Com oportunidades de crescimento para o país e para as marcas que se associam aos esportes, as agências de Marketing Esportivo perceberam a chance de desenvolver e ampliar a atuação em solo nacional. O desafio é se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e fazer frente à entrada de novos players, tanto brasileiros quanto internacionais.

Passado o “oba oba” dos próximos anos, o setor deve viver um momento de maturação e sobreviverão apenas as empresas que mostrarem um trabalho consistente, além de credibilidade. Estima-se que o mercado nacional movimente R$ 328 milhões anualmente somente em patrocínios, segundo dados do Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo. Com o foco voltado para o país, as perspectivas de crescimento são as mais positivas possíveis. Um prato cheio para quem quer investir no setor.

Mas não adianta achar que basta entrar em campo para fazer o gol. “Há um tempo, ‘promoção’ era uma palavra mágica. Todas as agências e conglomerados de comunicação passaram a comprar agências de promoção ou montar departamentos com o objetivo de assegurar a verba dos clientes. Com o Marketing Esportivo não seria diferente. A partir de 2016, 2017, estas empresas deverão mostrar serviço ou sairão do mercado. Haverá uma depuração”, acredita José Estevão Cocco (foto), Presidente da J.Cocco Sportainment Strategy, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A disputa por um espaço pode estar acirrada, mas não descarta as oportunidades para os pequenos. Para se destacar e ganhar força, os novos players precisam aproveitar os próximos anos para criar uma tradição e deixar um legado de grandes realizações, com trabalhos relevantes que sejam capazes de conquistar novos clientes.

“As agências vão se diferenciar pela autenticidade, pela metodologia aplicada e pelo conhecimento que têm do Brasil. Muitas empresas de fora vêm para cá e não conhecem o mercado nacional. O passado também é importante, é preciso ter trabalhos realizados que deem condições de se destacar”, ressalta José Carlos Brunoro (foto), Presidente do Conselho da Brunoro Sport Business, em entrevista ao portal.

Os megaeventos também têm um papel fundamental para profissionalizar um mercado ainda incipiente, se comparado ao Marketing Esportivo feito nos Estados Unidos e em países europeus. Cabe às empresas especializadas e às agências mostrar que as marcas podem – e devem – colocar o esporte na sua estratégia, muito além das grandes competições, como a Copa e as Olimpíadas.

“Montamos há alguns anos, e oficializamos há dois, a ABRAESPORTE (Academia Brasileira de Marketing Esportivo) para treinar estes profissionais e devolver ao mercado. É uma maneira de preservar o setor. Cada cliente mal atendido não volta. Para ele, não é a agência que é ruim, mas o Marketing Esportivo como um todo”, explica José Cocco, presidente da ABRAESPORTE.

Conhecimento do mercado local

O entendimento profundo sobre o mercado brasileiro foi fundamental para que a Holding Clube, com 23 anos de atuação, lançasse a FanClub, especializada em Marketing Esportivo, há um ano e meio. “Sempre viajamos para as Copas do Mundo e intensificamos muito esse trabalho desde 2006, na Alemanha, quando enviamos uma equipe com 16 pessoas. Em 2010, tivemos 14 profissionais na África, para ver o que dá mais resultado e o que não funciona. Queríamos nos aproximar dos players quando chegasse o momento do Brasil e percebemos que deveríamos ter foco, por isso criamos a FanClub, concentrando todo o trabalho do grupo nessa área”, conta Marcel Sacco (foto), CEO da Holding Clube, em entrevista ao portal.

Com clientes como Ambev, Tim e Red Bull, a FanClub já acumula cases de destaque no esporte. Um deles é a gestão do futebol da Brahma, que já realizou parcerias com grandes clubes para deixar um legado a partir do apoio às equipes, como, por exemplo, na construção de uma nova sala de troféus para o Fluminense, ou na reforma do vestiário do Vasco da Gama.

As iniciativas da FanClub para a Ambev, por meio da Brahma, são um exemplo do que pode profissionalizar e elevar o Marketing Esportivo no país. Muito além do patrocínio, é necessário saber definir o que é relevante para o público e em que ação de Marketing Esportivo investir, criando uma teia de histórias que permaneçam na memória dos torcedores, assim como os momentos decisivos de uma partida de futebol.

Novos players

O aquecimento do mercado também atraiu a atenção de ex-atletas para os negócios. Dois exemplos claros são a 9ine, resultado da associação do Grupo WPP com Ronaldo Nazário (foto). Atuando desde 2010 em sinergia com a Ogilvy, a agência administra carreiras de nomes como Neymar e Anderson Silva, além de oferecer serviços na área promocional e publicitária para marcas como Extra e Duracell.

Em 2011 foi a vez do ex-piloto brasileiro Emerson Fittipaldi se associar à Momentum, rede global de Marketing Promocional do McCann Worldgroup, dando origem à Momentum Sports, nova unidade de Marketing Esportivo da companhia. Outro movimento recente é a junção de agências tradicionais de Marketing Promocional a empresas ligadas ao mundo dos esportes.

Se há alguns anos as agências de promoção eram soberanas no atendimento de ações de patrocínio, hoje, elas entendem a necessidade de se unir às empresas com foco em Marketing Esportivo para ampliar a atuação e aprofundar os conhecimentos no mercado, oferecendo soluções cada vez mais completas.

Caso da carioca Atto Sports, lançada em 2008, e que uniu a Sportcom, que já estava há 14 anos no mercado esportivo, ao grupo Aktuell, focado no Marketing Promocional. Recentemente, a empresa passou por uma reformulação realizada pela Tátil Design, que incluiu a mudança de nome, passando a se chamar Vibra Branding Esportivo.

Já a Bigger foi criada a partir de uma parceria da Figer com o Banco de Eventos, em 2006, sendo uma das pioneiras em associar o expertise promocional ao esportivo. A operação, no entanto, durou menos de um ano. Após o insucesso da agência, e passados quase cinco anos, os irmãos André e Marcel Figer voltaram a investir no Marketing ligado aos esportes com o lançamento da F360 em julho deste ano, que absorveu a 360° Comunicação, especializada em ativação e Marketing Promocional.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Reinaldo Colucci apoia o 2º Interestadual de Triathlon em Brotas/SP



O triatleta, medalha de ouro no Pan-Americano de Guadalajara, afirma que o evento é um incentivo ao desenvolvimento do triathlon

Possível representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres na Inglaterra em 2012, Reinaldo Colucci, um dos maiores e mais respeitados triatletas brasileiros, apoia o 2º Interestadual de Triathlon e o 1º Interestadual de Paratriathlon.

Com apenas 26 anos ele já possui diversos títulos, dentre eles, a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que garantiu sua presença nas Olimpíadas 2012 e o torna um dos maiores triatletas da atualidade.

O evento que também conta com o apoio do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro, na cidade de Brotas, no bairro Patrimônio de São Sebastião da Serra.

Para Colucci o Interestadual de Triathlon é algo muito importante ao desenvolvimento da modalidade, no Brasil e no mundo. "Estou muito feliz com a competição, pois será um grande incentivo ao desenvolvimento do esporte. Espero que a iniciativa da SPTRI continue nos próximos anos e ajude a descobrir novos talentos para o futuro do triathlon e paratriathlon", afirmou.

Diferente de outras competições, o interestadual oferece valores diferenciados nas inscrições e benefícios aos atletas de Alto Rendimento (SUB-23 e Elite) e Paratriathlon, que participarão gratuitamente do Interestadual graças ao apoio da Secretaria de Esporte.

Aproveitando os percursos desafiadores do local para o ciclismo, os participantes do triathlon competirão na distância Standard, com 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida e os paratletas seguirão a distância Sprint, com 750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, vivenciando regras de um campeonato mundial.

Premiação para equipes e Federações

Os três primeiros colocados de cada categoria subirão ao pódio para receber as medalhas de ouro, prata e bronze e todos os que conseguirem finalizar a prova ganharão uma medalha como prêmio de participação. As Federações disputarão o troféu Fernanda Lima Clemente criado pela SPTRI em homenagem póstuma à triatleta.

Serviço:
1º Campeonato Interestadual de Paratriathlon – Excelência com Superação        
2º Campeonato Interestadual de Triathlon - Olímpico por Excelência
Realização: SPTRI – Federação Paulista de Triathlon
Dias 3 e 4 de dezembro
Brotas - Bairro Patrimônio de São Sebastião da Serra – São Paulo
INTERESTADUAL - http://www.interestadual.com.br/
Federação Paulista de Triahlon - http://www.sptri.com.br/
Facebook - www.facebook.com/SPTRIATHLON
Twitter - @SPTRIATHLON

Informações Edison Tadayuki Ishibashi
Assessor de Imprensa - MTB 17666
Tel.: 11 3755 0908
Cel.: 11 8766 0562
edison@jcocco.com.br

Renata Souza
renata.souza@jcocco.com.br
Cel.: 11 9414 7687

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

José Cocco debate oportunidades que Jogos Olímpicos e Copa podem trazer ao Brasil, no evento da Fecomercio/SP


Fonte: Canal Executivo - UOL

Nesta terça-feira (22), às 11 horas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) debaterá as oportunidades geradas no Brasil ao sediar os dois maiores eventos esportivos: Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.

O seminário Eventos Esportivos – Uma década de oportunidades para o Brasil irá analisar quais negócios serão mais demandados e os desafios para que empresários, comerciantes e prestadores de serviços atendam às expectativas e exigências dos visitantes.

Segundo dados da International Congress & Convention Association (ICCA), o Brasil já está entre os 10 países que mais recebem eventos associativos internacionais, ocupando a 9ª colocação global e a primeira na América Latina. Somente em 2011, o turismo deve representar 3,3% no PIB brasileiro, chegando a R$ 129,6 bilhões.

“É preciso conhecer o comportamento do turista que vamos receber. O brasileiro que viaja ao exterior prioriza a compra de bens de consumo, já os turistas estrangeiros que visitam nosso país gastam mais com cultura local e artesanato”, destaca Jeanine Pires, presidente do Conselho de Turismo e Negócios da FecomercioSP.

A crescente onda de turistas estrangeiros no Brasil é animadora e possibilita estimar crescimento de 4,8% ao ano, até 2021, o que representaria 3,6% do PIB. Na próxima década, o turismo deve ser responsável por 3,6 milhões de empregos diretos, segundo o World Travel & Tourism Council (WTTC). Os dados animadores também levantam questionamentos.

Após os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, o Brasil entrará no calendário de grandes eventos esportivos? E a capacidade do país nas áreas de aeroportos, hospedagem e mão de obra qualificada, principalmente nos setores de comércio, serviços e turismo, está pronta para ver a multiplicação de turistas?

Esses e outros aspectos serão discutidos por Anita Pires, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Evento (ABEOC); Ricardo Ferreira, vice-presidente executivo do Grupo Alatur; Toni Sando de Oliveira, diretor superintendente do São Paulo Convention & Visitors Bureau; Robin Johnson, diretor da Visit Britain no Brasil; José Estevão Cocco, conselheiro e diretor do Comitê de Marketing Esportivo da AMPRO, presidente da ABRAESPORTE E DA J.Cocco Sportainment Strategy; Gilson Novo, diretor do Grupo Águia e Jeanine Pires, presidente do Conselho de Turismo e Negócios da FecomercioSP.

Serviço:
Seminário Eventos Esportivos – Uma década de oportunidades para o Brasil
Data: 22/11/2011
Hora: 11h às 13h
Local: FecomercioSP – Av. Dr. Plínio Barreto, 285 - São Paulo-SP

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails