Fonte: Canal Executivo -
UOL
Nesta terça-feira (22), às
11 horas, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São
Paulo (FecomercioSP) debaterá as oportunidades geradas no Brasil ao sediar os
dois maiores eventos esportivos: Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos
Olímpicos em 2016.
O seminário Eventos
Esportivos – Uma década de oportunidades para o Brasil irá analisar quais
negócios serão mais demandados e os desafios para que empresários, comerciantes
e prestadores de serviços atendam às expectativas e exigências dos visitantes.
Segundo dados da
International Congress & Convention Association (ICCA), o Brasil já está
entre os 10 países que mais recebem eventos associativos internacionais,
ocupando a 9ª colocação global e a primeira na América Latina. Somente em 2011,
o turismo deve representar 3,3% no PIB brasileiro, chegando a R$ 129,6 bilhões.
“É preciso conhecer o
comportamento do turista que vamos receber. O brasileiro que viaja ao exterior
prioriza a compra de bens de consumo, já os turistas estrangeiros que visitam
nosso país gastam mais com cultura local e artesanato”, destaca Jeanine Pires,
presidente do Conselho de Turismo e Negócios da FecomercioSP.
A crescente onda de
turistas estrangeiros no Brasil é animadora e possibilita estimar crescimento
de 4,8% ao ano, até 2021, o que representaria 3,6% do PIB. Na próxima década, o
turismo deve ser responsável por 3,6 milhões de empregos diretos, segundo o
World Travel & Tourism Council (WTTC). Os dados animadores também levantam
questionamentos.
Após os Jogos Olímpicos e
a Copa do Mundo, o Brasil entrará no calendário de grandes eventos esportivos?
E a capacidade do país nas áreas de aeroportos, hospedagem e mão de obra
qualificada, principalmente nos setores de comércio, serviços e turismo, está
pronta para ver a multiplicação de turistas?
Esses e outros aspectos
serão discutidos por Anita Pires, presidente da Associação Brasileira das
Empresas de Evento (ABEOC); Ricardo Ferreira, vice-presidente executivo do
Grupo Alatur; Toni Sando de Oliveira, diretor superintendente do São Paulo
Convention & Visitors Bureau; Robin Johnson, diretor da Visit Britain no
Brasil; José Estevão Cocco, conselheiro e diretor do Comitê de Marketing
Esportivo da AMPRO, presidente da ABRAESPORTE E DA J.Cocco Sportainment
Strategy; Gilson Novo, diretor do Grupo Águia e Jeanine Pires, presidente do
Conselho de Turismo e Negócios da FecomercioSP.
Serviço:
Seminário Eventos
Esportivos – Uma década de oportunidades para o Brasil
Data: 22/11/2011
Hora: 11h às 13h
Local: FecomercioSP – Av.
Dr. Plínio Barreto, 285 - São Paulo-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário