terça-feira, 11 de outubro de 2011

Marketing Esportivo, Mercado Brasileiro e a Copa do Mundo


José Estevão Cocco

Sábado passado, dia 8, estive em Brasília proferindo mais uma palestra, a 108ª, sobre as oportunidades geradas pelos megaeventos.

Mais uma vez, volto preocupadíssimo. Faltam menos de mil dias para a Copa 2014 e o que se ouve invariavelmente das autoridades e órgãos públicos é que estão PLANEJANDO, fazendo reuniões, realizando seminários, debatendo, justificando...

Realizando e oferecendo diretrizes para o mercado nunca.

Até quando eles que se apoderaram da Copa 2014 vão "planejar"?

Mais de uma centena de cidades brasileiras têm comitês para a Copa. Praticamente todas elas foram à Copa da África do Sul para verificar "in loco" como realizar uma Copa do Mundo e, até hoje, continuam sem saber o que fazer ou por onde começar.

As pequenas, médias, grandes e gigantes empresas brasileiras não sabem que rumo tomar.
O que o Brasil quer e espera da Copa 2014, nacional e internacionalmente? É a pergunta para a qual venho tentado obter resposta há anos e não consigo nada!

Um trabalho da Ernest&Young, realizado e publicado em 2009, demonstra que a Copa provocaria um movimento na economia brasileira de mais de R$ 142 bilhões, entre 2010 e 2014. Note bem: de 2010 até 2014.

2010 já se foi. 2011 quase. E no passo que a coisa vai 2012 também.
Só as grandes empreiteiras estão usufruindo.

Se formos deixar só para 2014, vamos tirar qual proveito para o mercado brasileiro? Vamos vender churrasquinho na porta dos elefantes brancos?

Precisamos, urgentemente, de um plano estratégico de marketing sobre o que o Brasil espera e vai fazer com as oportunidades que a Copa 2014 pode gerar para que as empresas brasileiras possam se ajustar à estratégia nacional e rumar para o mesmo objetivo.

Copa é igual ao Natal e outros dias comerciais. O que menos interessa para o mercado é o dia 25 de Dezembro. O aproveitamento de todo o movimento da data começa logo após o 25 de Dezembro do ano anterior.

José Estevão Cocco é Diretor-presidente da J.Cocco Sportainment Strategy, Presidente da Academia Brasileira de Marketing Esportivo, Conselheiro da Associação de Marketing Promocional, Membro da Academia Brasileira de Marketing e Idealizador e professor do Curso Sportainment Strategy – A Nova Geração do Marketing Esportivo.

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