José Estevão
Cocco
Sábado
passado, dia 8, estive em Brasília proferindo mais uma palestra, a 108ª, sobre
as oportunidades geradas pelos megaeventos.
Mais uma
vez, volto preocupadíssimo. Faltam menos de mil dias para a Copa 2014 e o que
se ouve invariavelmente das autoridades e órgãos públicos é que estão
PLANEJANDO, fazendo reuniões, realizando seminários, debatendo, justificando...
Realizando e
oferecendo diretrizes para o mercado nunca.
Até quando eles
que se apoderaram da Copa 2014 vão "planejar"?
Mais de uma
centena de cidades brasileiras têm comitês para a Copa. Praticamente todas elas
foram à Copa da África do Sul para verificar "in loco" como realizar
uma Copa do Mundo e, até hoje, continuam sem saber o que fazer ou por onde
começar.
As pequenas,
médias, grandes e gigantes empresas brasileiras não sabem que rumo tomar.
O que o
Brasil quer e espera da Copa 2014, nacional e internacionalmente? É a pergunta
para a qual venho tentado obter resposta há anos e não consigo nada!
Um trabalho
da Ernest&Young, realizado e publicado em 2009, demonstra que a Copa
provocaria um movimento na economia brasileira de mais de R$ 142 bilhões, entre
2010 e 2014. Note bem: de 2010 até 2014.
2010 já se
foi. 2011 quase. E no passo que a coisa vai 2012 também.
Só as
grandes empreiteiras estão usufruindo.
Se formos
deixar só para 2014, vamos tirar qual proveito para o mercado brasileiro? Vamos
vender churrasquinho na porta dos elefantes brancos?
Precisamos,
urgentemente, de um plano estratégico de marketing sobre o que o Brasil espera
e vai fazer com as oportunidades que a Copa 2014 pode gerar para que as
empresas brasileiras possam se ajustar à estratégia nacional e rumar para o
mesmo objetivo.
Copa é igual
ao Natal e outros dias comerciais. O que menos interessa para o mercado é o dia
25 de Dezembro. O aproveitamento de todo o movimento da data começa logo após o
25 de Dezembro do ano anterior.
José Estevão
Cocco é Diretor-presidente da J.Cocco Sportainment Strategy, Presidente da
Academia Brasileira de Marketing Esportivo, Conselheiro da Associação de
Marketing Promocional, Membro da Academia Brasileira de Marketing e Idealizador
e professor do Curso Sportainment Strategy – A Nova Geração do Marketing
Esportivo.
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