José Estevão
Cocco
No último
jogo da seleção brasileira de futebol, o Brasil inteiro percebeu a importância
do esporte na vida de um povo.
Nos momentos
esportivos, os torcedores vibram, gritam, extravasam alegria esquecendo, mesmo
que por breves momentos, a situação do mundo, do país, deles próprios.
Circo para o
povo? Muito longe disso. Belém viveu quase uma semana inteira de felicidade.
De breves
momentos em breves momentos o sportaiment vai agregando valores às marcas a ele
linkadas.
No episódio
de Belém, as empresas presentes no estádio, fora dele, nos merchandisings, nos
patrocínios de televisão, silenciosamente tiveram um grande upgrade nas suas
marcas.
O Brasil
inteiro se emocionou com um dos maiores corais do mundo cantando um hino
nacional ao vivo.
Enquanto
todos nós acompanhávamos emocionados e embevecidos o raro espetáculo, as
câmeras registravam as presenças das diversas marcas em placas, camisas,
faixas, semblantes tornando-as parte integrante da festa.
Que valor
tem isso? Incomensurável.
Quando o
espetáculo é adequado, bem organizado e divulgado, o resultado sempre aparece.
A adequação independe da qualidade suprema. Em Belém foi um jogo com
personagens coadjuvantes, conforme a crítica futebolística classifica. Mas foi
na medida para o mercado local, que transferiu para todo o Brasil, Argentina e
muitos outros países o emocionante espetáculo.
Imagine na
Copa do Mundo.
José Estevão
Cocco é Diretor-presidente da J.Cocco Sportainment Strategy, Presidente da
Academia Brasileira de Marketing Esportivo, Conselheiro da Associação de
Marketing Promocional, Membro da Academia Brasileira de Marketing e Idealizador
e professor do Curso Sportainment Strategy – A Nova Geração do Marketing
Esportivo.
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