terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fifa TV começa a funcionar no Rio a partir de 2011

Divisão cuidará da produção e dos direitos de mídia pela transmissão dos jogos da Copa no Brasil

Regina Rocha – Portal 2014

A partir de 2011, o escritório da Fifa no Rio de Janeiro contará com a divisão "Fifa TV", que será dirigida pelo advogado Sven Schaeffner, há quatro anos responsável da entidade pelos serviços, na Copa do Mundo, de televisão e mídia em geral --rádio, internet, 3D, celular e outras plataformas.

Nesta terça-feira (9), Schaeffner esteve em São Paulo para falar sobre um tema de importância crescente: a transmissão televisiva, produção e gerenciamento dos direitos de mídia, de megaeventos esportivos como a Copa. Na sua palestra, que integrou a série "Brasil 2014 - Campo de Ideias", organizada pela CPFL e Faap, o profissional elencou os vários aspectos de uma produção da mídia global, como a produção do sinal e as exigências de infraestrutura e organização para este tipo de evento.

"Para cada pessoa presente no estádio, são 10 mil torcedores assistindo ao jogo pela tevê", foi como iniciou sua fala. Disse ainda que, para responder às demandas aí geradas, "a própria Fifa vem produzindo e comercializa mais de 95% do material que se vê nas telas de todo o mundo durante o campeonato."

Host Broadcasting Service

A estrutura de produção da Fifa TV, bastante complexa, compreende diversos departamentos, como o Host Broadcasting Service (HBS), que produz o sinal de transmissão via satélite, além de cuidar de outras produções pré-evento, como gráficos, programas de reportagem, e feeds (inserções rápidas em meio às transmissões). Os gráficos e tabelas, por exemplo, têm uma apresentação visual própria, que serve para padronizar a linguagem das emissoras que irradiam os jogos da Copa. O departamento HBS também é responsável por promover os contratos de direitos de transmissão com as emissoras, e até por organizar a produção das Fan Fests.

É também a área que desenvolve, em cada país-sede do evento, o International Broadcasting Centre (IBC). Esta instalação, fundamental ao planejamento da Copa, opera 24 horas, recebendo o sinal do estádio onde está acontecendo os jogos. É nesse local que ficam as emissoras de diversos países, que podem montar ali seus estúdios. É "o cérebro das operações globais", resume Schaeffner.

Na África do Sul, durante a Copa de 2010, o IBC ocupou um espaço de 30 mil m², onde cerca de três mil pessoas, de 106 emissoras, mantiveram suas bases de transmissão. No Brasil, ainda não foi definido onde será instalado o IBC, mas, segundo o executivo da Fifa, esta questão está sendo resolvida, e poderá ser Rio, São Paulo ou Brasília, ou, em cidades com boas condições de acolhida, com hospedagem, disponibilidade de redes de telecomunicação, acessibilidade para outras sedes, entre outros fatores.

------------------------------------------------------------
Clique aqui e assista ao nosso portfólio!
Acesse também nosso site: www.jcoccosport.com.br
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/JCoccoSportMkt

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails