segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O preço que o marketing não pode pagar

Por Erich Beting – Máquina do Esporte/UOL Esporte

Em conjunto com a Nike e tendo Ronaldo como garoto-propaganda, a diretoria de marketing do Corinthians lançou a campanha "Maior que isso tudo" tão logo o clube perdeu o título brasileiro. O objetivo da ação foi mostrar que não é um título que define o sentimento por um clube.

A iniciativa mostra claramente como deve pensar o departamento de marketing de um clube e de que forma ele pode ajudar a manter acesa a chama do torcedor.



Por mais dolorida que seja uma derrota, o sentimento de paixão pelo time não desaparece. Ao reforçar essa ligação do torcedor com o time, o Corinthians ajudou a reforçar, indiretamente, o desejo do torcedor de consumir o clube, independentemente da forma como se dá esse consumo.

O projeto corintiano é um dos primeiros desse tipo quando um time perde um título. Por incrível que pareça, teve muita gente que achou inoportuno o lançamento da campanha, criticando os "marqueteiros" pela ideia.

Esse é o típico preço que o marketing não pode pagar. A falta de cultura e preparo do brasileiro para a estratégia de marketing no esporte impressionam. Quando o clube é rebaixado, o marketing faz o mesmo tipo de ação e acaba exaltado por isso.

É hora de começarmos a entender que a função do departamento é sempre manter acesa a chama do torcedor. E a derrota é uma excelente hora para isso. Seja ela na disputa de um título seja no momento doloroso de um rebaixamento.

O Corinthians deu o primeiro exemplo de como acabar com isso.

------------------------------------------------------------
Clique aqui e assista ao nosso portfólio!
Acesse também nosso site: www.jcoccosport.com.br
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/JCoccoSportMkt

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails