Com um sobrinho de Blatter entre seus sócios, agência oficial de acomodação do Mundial mira cidades com potencial turístico elevado para recuperar dinheiro perdido na Copa da África. Mais de 200 cidades já oficializaram candidatura.
Por Marcel Rizzo e Paulo Passos - iG São Paulo
Empresa ligada ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, terá papel importante na escolha das subsedes da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. A Match Services AG é a agência oficial de acomodação do Mundial e tem como um dos sócios Philippe Blatter, sobrinho do chefão da entidade máxima.
Os sócios tentarão recuperar o prejuízo que tiveram na África do Sul, quando menos ingressos e pacotes turísticos foram vendidos do que o projetado (o déficit foi confirmado por Jaime Byron, um dos proprietários, mas não foram divulgados números). A Match pagou à Fifa US$ 120 milhões (R$ 204 milhões) pelo direito de explorar o turismo nas Copas de 2010 e 2014.
O interesse da empresa no Brasil é de que as seleções classificadas fiquem posicionadas em regiões onde possam atrair mais turistas - que comprariam ingressos e utilizariam os hotéis. A Alemanha, por exemplo, teria preferência pelo Sul e a Itália por São Paulo, por causa das grandes colônias que possuem nessas regiões.
Segundo Luiz Felipe de Menezes, gerente de projeto dos “Training Base Camps”, nome pomposo que a Fifa dá às subsedes (a entidade rejeita este termo), apesar de a indicação ser da entidade e da Match a decisão final será das seleções e não uma imposição.
“As cidades pré-selecionadas a sediar os TBCs serão anunciadas no segundo semestre de 2010. Porém, a decisão final de quais serão usados durante a Copa do Mundo 2014 cabe a cada seleção participante”, disse Menezes ao iG. Até o início de 2013, seis meses antes da Copa das Confederações, o COL (Comitê Organizador Local) quer ter uma lista definitiva para apresentar às seleções que disputarão o torneio preparatório.
Mais de 200 cidades já solicitaram oficialmente ao COL o direito de receber seleções como TBCs. As subsedes serão usadas como dormitório e local de treinamento pelos 31 países que estarão no Brasil para disputar o Mundial - a seleção brasileira ficará concentrada no CT que a CBF constrói na Barra, zona Oeste do Rio de Janeiro. Os candidatos, segundo Menezes, serão escolhidos em conjunto pela Fifa, por membros do COL, consultores externos e pela Match, criada exclusivamente para servir à Fifa nas Copas de 2010 e 2014. Até o fim deste ano ela criará uma subsidiária no Brasil, que indicará as cidades com potencial turístico mais elevado.
Philippe Blatter não atua na linha de frente da empresa, mas é presidente-executivo da Infront Sports & Media AG, agência acionista da Match em parceria com outras duas empresas (Byron Holding e Eurotech Global Sports).
Pré-requisitos
No caderno de encargos para a realização da Copa do Mundo, a Fifa impõe condições específicas para que uma cidade receba as seleções (veja detalhadamente mais abaixo o que o documento pede). Algumas são óbvias, como rede hoteleira decente (porque além do time, receberá os turistas) e campos de treino com bom gramado e estrutura de vestiário padrão internacional. Mas há pedidos que inviabilizam desde já pretendentes como a pequena Ijuí, cidade gaúcha onde nasceu o ex-técnico da seleção Dunga, e que é uma das 200 candidatas a pré-candidatas.
Ijuí fica distante 400 km de Porto Alegre, uma das sedes, ou quatro horas de carro. A Fifa exige distância máxima de uma hora por estrada de um aeroporto que comporte aviões de grande porte, para no mínimo 120 pessoas. Ijuí não tem aeroporto e o de Santo Ângelo, cidade ao lado, só recebe aeronaves pequenas.
"Não há número mínimo de TBCs por cidade, estados ou região”, explicou Luiz Felipe Menezes. A resposta indica que alguns estados deverão receber mais de uma seleção. O principal candidato, além de São Paulo (pela força econômica), é Minas Gerais, como publicou o iG, principalmente por causa da relação de amizade entre Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do COL, e o ex-governador Aécio Neves. Uberlândia e Juiz de Fora são duas cidades mineiras que já oficializaram o pedido. Uberlândia, por sinal, deve ser a primeira a receber técnicos do COL e da Match para apresentar sua estrutura.
Menezes explicou ainda que, por enquanto, o COL não anunciará oficialmente quais cidades se inscreveram, apesar de o iG ter feito o pedido por escrito. “É prematuro divulgar porque a equipe técnica ainda não finalizou o processo de análise e seleção”, disse.
Além das cidades já citadas, Ribeirão Preto, Jundiaí e Campinas, de São Paulo, João Pessoa, na Paraíba, e Maceió, em Alagoas, demonstraram interesse. Não está excluída a possibilidade de que as próprias 12 cidades-sedes recebam seleções, como Joanesburgo na África do Sul, mas o tamanho continental do Brasil faz a Fifa sonhar com 31 locais distintos.
Veja as principais solicitações da Fifa para os "Training Base Camps":
Hotel:
• Deve ter obrigatoriamente 1 (uma) hora de distância de carro de pelo menos um aeroporto que opere com aviões de no mínimo 120 lugares.
• Deve ter um Hotel de padrão 4 a 5 estrelas e as instalações de treinamento podem ser adjacentes ao hotel, ou pelo menos a 20 minutos de carro .
• Mínimo de 55 quartos, com algumas equipes utilizando até 100 quartos.
• Quartos com ar condicionado, aquecimento, televisão e frigobar.
• Possibilidade de utilizar todas as instalações do hotel, incluindo todas as salas de banquete e salas de conferência.
• Possibilidade de implementar medidas próprias de segurança.
• Sala de ginástica/musculação e sala para massagem
• Localizado em área mais tranquila, distante do estádio, fan fest etc.
• Sala de banquete e espaço para servir alimentação para pelo menos 55 pessoas.
• Sala de exibição de filmes e Dvds, com pelo menos 100 cadeiras.
Campos de Treinamento
• Ser exclusivo no período reservado.
• Prover acesso e estacionamento a pelo menos 6 veículos incluindo o ônibus da delegação.
• Deverá ter vestiários com padrão de evento sênior da FIFA com capacidade para pelo menos 23 atletas e mais comissão técnica;
• Área para a mídia com no mínimo 200 lugares.
• Área de estacionamento nas proximidades, suficiente para os veículos da mídia e espectadores.
• Pelo menos 1 campo, idealmente nas medidas de 105 x 68 metros, mas com um mínimo permitido de 102 x 67 metros.
------------------------------------------------------------
Clique aqui e assista ao nosso portfólio!
Acesse também nosso site: http://www.jcoccosport.com.br/
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/JCoccoSportMkt
Nenhum comentário:
Postar um comentário