segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Logomarca Rio 2016 se manterá viva por longo período, afirma executivo

Por Teresa Levin – jornal propmark

A logomarca que representa a Rio 2016 agradou o mercado e foi colocada como um dos destaques do segmento esportivo brasileiro em 2010. A ABRAESPORTE – Academia Brasileira de Marketing Esportivo elaborou seu rankingo dos 12 fatos positivos e dos 12 negativos de 2010. A marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 está entre os 12 fatos positivos do ano passado, assim como o patrocínio do Bradesco ao COB e a campanha da Topper incentivando o rugby nacional com vistas aos Jogos Olímpicos 2016. Enquanto isso, a marca do Copa do Mundo de 2014 aparece entre os fatos negativos do ano passado.



A expectativa é de que a marca olímpica gere grandes negócios. “São mais de cinco anos de possibilidades de exploração comercial. Já pensou o Bradesco utilizando essa linda e sugestiva marca? Diferentemente da marca da Copa 2014, rejeitada por unanimidade, a marca Rio 2016 tem grande apelo para todos desejarem se aliar a ela. Além de marca desenhada, é tridimensional, propiciando licenciamento para uma infinidade de produtos. A marca Rio 2016 é fruto de um bem planejado e realizado plano estratégico de marketing. O briefing foi brilhante, resultando num produto final brilhante”, defendeu José Estevão Cocco, presidente da J.Cocco Sportainment Strategy e da ABRAESPORTE.

Para ele, apesar do licenciamento dos produtos ligados à marca dos Jogos Olímpicos sempre terem ficado bem atrás dos licenciamentos da Copa do Mundo, com essa marca “genial” lançada agora, é um pouco cedo para arriscar algum número. “Mas, com certeza, ela vai potencializar os negócios. Acredito, num simples ato de futurologia, em algo de mais de R$ 200 milhões até 2016, somente em licenciamento”.
Cocco prevê que a marca se manterá viva por muito tempo depois dos Jogos Olímpicos 2016. “Ela criou uma nova era em marcas de Jogos Olímpicos e deverá permanecer durante longo período após 2016. Podemos prever ações de marketing promocional e institucional, mesmo após os jogos. Ações e citações na arte de criação e desenvolvimento de marcas nas faculdades, noticiário do balanço dos jogos. Como a marca é excelente e agradabilíssima de ver, e de tocar, será uma das mais valiosas mundialmente”.

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