“O esporte brasileiro é público ou
privado?” e “Qual a razão de não haver técnicos brasileiros em times
importantes do exterior?”.
José Estevão
Cocco
Com grande
possibilidade de acerto, podemos afirmar que praticamente a totalidade dos
brasileiros entende que a Indústria do Futebol é muito importante para o
Brasil.
Importante
sob muitos e vários ângulos de análise.
Importante
para a visibilidade mundial do país. Importante socialmente. Importante para a
quase totalidade dos meios de comunicação. Importante para patrocinadores,
anunciantes, indústria de fabricação de milhares de produtos objetivando o
consumo pela prática do futebol e pelos seus praticantes, seguidores e
torcedores. Importante para dirigentes, atletas, técnicos, jornalistas,
profissionais de marketing, de educação física e, principalmente, importantíssimo
para os políticos dentro e fora dos clubes.
Se há tanta
importância, por que o Brasil não leva a sério o devido aproveitamento da
Indústria do Futebol, que pode ser uma das maiores indústrias para o país.
Na minha
opinião, considerando que a Indústria do Futebol significa algo em torno de
1,25% do PIB brasileiro, ela precisa de uma plano estratégico de marketing,
visando explorar toda a potencialidade do esporte. Conceituar e medir essa
indústria como produto com total adequação aos mercados internacionais.
Quanto vale
o futebol brasileiro internacionalmente? Qual a razão dos clubes brasileiros
não terem atividades internacionais, excluindo a razão calendário de jogos?
Como melhorar a formação de novos craques, técnicos e dirigentes?
Assim como a
formação de gestores, a formação de técnicos é absolutamente necessária visando
o futuro do futebol a partir das escolinhas de futebol.
Quais os
grandes times internacionais que contam com técnicos brasileiros?
O Brasil
precisa pensar a Indústria do Futebol mais profissionalmente e menos
politicamente (no mau sentido).
Já fizemos
várias tentativas junto aos órgãos competentes. Mas, infelizmente, o político
sempre vence o profissional.
A
ABRAESPORTE – Academia Brasileira de Marketing Esportivo está elaborando um
interessante trabalho nesse sentido e busca a colaboração de profissionais para
enriquecimento do resultado.
José
Estevão Cocco
Diretor-presidente da J.Cocco
Sportainment Strategy
Presidente da Academia Brasileira de
Marketing Esportivo – ABRAESPORTE
Membro da Academia Brasileira de
Marketing – ABM
Conselheiro da Associação de Marketing
Promocional – AMPRO
Idealizador e professor do Curso
Sportainment Strategy – A Nova Geração do Marketing Esportivo
Consultor e palestrante sobre Maketing
Esportivo e Sportainment
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