terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Poder público reativo



José Estevão Cocco
Incrível a capacidade dos políticos e demais integrantes do poder público de explicar o inexplicável.
Sempre que acontece um episódio negativo, nas cidades, estados e no Brasil, a reação dos responsáveis públicos é unânime: “já estamos elaborando um projeto específico e formando uma comissão para estudar o assunto” ou “o local não tinha o alvará de funcionamento, nem o laudo do Corpo de Bombeiros...”.
E a quantidade enorme de funcionários públicos e agentes de fiscalização? O que fazem? Onde andam?
E a população que deveria fiscalizar os fiscais, onde se esconde? Atrás dos votos de cabresto? Medo de perder a boquinha?
E os vereadores, deputados, senadores, além de politicagem, o que fazem de sério e produtivo em prol da população?
Fosse o poder público mais propositivo, mais sério, mais trabalhador, mais responsável, menos enganador, as tragédias seriam muito minimizadas.
Se a Justiça (como poder público) fosse mais ágil, se os Procuradores não fizessem somente ações de repercussão na mídia, se a polícia tivesse uma atuação mais eficaz e a população mais responsável com seus deveres, não teríamos tantos corruptos e aproveitadores da inércia das ditas autoridades.
E a população? O que faz para se proteger nesta selva moderna? Espera eternamente que as autoridades façam o que ela, população, deveria fazer em defesa da própria vida?
Lógico que a responsabilidade pela manutenção de locais públicos em perfeitas condições de segurança e de uso é das autoridades legal ou ilegalmente constituídas, via de regra corruptas.
Mas a garantia de sobrevivência é de cada cidadão. Tirando a regras de guerra onde a pessoa é obrigada a colocar sua vida em risco, não existe a obrigação de entrar num recinto hermeticamente fechado e sem qualquer cuidado com segurança.
Não adianta nada perder a vida e colocar a culpa no poder público.
A vida nunca será devolvida. Cada um tem que cuidar da sua.
Verifique se dá para atravessar a rua com segurança, apesar de ter faixa e sinalização. Sempre haverá um motorista desqualificado, bêbado, com carteira vencida que, com certeza, nunca foi fiscalizado.
Infelizmente, não podemos confiar nas nossas autoridades e na sua proatividade, honestidade de propósitos e eficácia.
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails