José Estevão Cocco
Contrariando Cobertain, no
marketing esportivo, o importante é vencer. E para vencer, é necessário um
amplo conhecimento das próprias forças, das condições do campo (mercado) e do
adversário ou concorrente.
Sempre que se faz algum
investimento, o objetivo é ter um retorno compatível.
Para que o retorno do
investimento seja mais previsível e seguro, é necessário saber onde, como e a
razão do investimento. Para investir na Bolsa de Valores, estuda-se o
comportamento das ações e suas respectivas empresas emitentes. Para investir
numa programação de mídia, estão à disposição todas as informações necessárias
sobre cobertura, audiência, qualificação da audiência, afinidade, custo por mil
etc.
No marketing esportivo também
precisa ser assim. Só que na maioria dos casos não é. Isso provoca,
invariavelmente, queixas dos patrocinadores e anunciantes. Os planejadores de
mídia de agências e de patrocinadores têm a grande queixa da ausência quase
total de informações do mercado de esporte. Quem pratica, quem acompanha, quem
torce, quem é apaixonado, quem consome? E a quantidade deles? E a qualificação
socioeconômica? E as outras qualificações todas?
Para colaborar com o
fortalecimento do mercado de marketing esportivo, foi lançado o Rank Sport
Marketing, com o objetivo de propiciar um relacionamento mais eficaz entre patrocinados
e patrocinadores.
Após décadas realizando
estudos, pesquisas e avaliações para cada necessidade e para cada cliente, a
J.Cocco Sportainment Strategy – a nova geração do marketing esportivo e do
entretenimento entendeu que o mercado precisava de uma ferramenta mais prática,
rápida e econômica para ter uma visão mais abrangente ou específica sobre a
qualificação de cada modalidade esportiva.
Rank Sport Marketing é um
ranking gerado através de amplo estudo com o objetivo de orientar as captações,
patrocínios e investimentos nas modalidades esportivas. É um instrumento de
orientação para os investidores, apoiadores, agências, patrocinadores, atletas,
clubes, federações, confederações e veículos planejarem e tomarem decisões com
menores riscos.
É uma forma de apresentar
numa linguagem que o mercado anunciante entende bem os dados e informações para
que se possa tomar decisões com bases mais científicas. Como se fosse elaborar
um plano de mídia, onde se conhece bem todas as características de cada
programa, de cada veículo.
Para compor o ranking, foram
estudadas 56 modalidades esportivas analisadas sob
o foco de 20 critérios na visão do marketing. Os bancos de dados utilizados são os
disponíveis no mercado, pesquisas, audiências, qualificações, afinidades e o da
J.Cocco, que registra mais de 30 anos de informações, estudos e cases em marketing
esportivo.
Acompanhando a dinâmica do
esporte, esse estudo é atualizado permanentemente pela J.Cocco – abril e
outubro de cada ano.
Os rankings são apresentados
de duas formas distintas: uma exclusivamente da modalidade esportiva em si, sem
os filtros específicos de cada patrocinador, outra de acordo com as
especificações do patrocinador ou investidor considerando seus objetivos
mercadológicos, posicionamento, target e outros parâmetros. Os dois casos
utilizam os Índices J. Cocco – IJC.
Os critérios de análise
compõem dois grupos:
Grupo Adequação -Empresas
Itens de atendimento às necessidades mercadológicas e
financeiras das empresas patrocinadoras.
Grupo Atributos - Marcas
Itens de agregação de atributos do esporte às marcas
patrocinadoras.
A soma dos índices gerados em
cada análise / critério / modalidade esportiva, gera o índice genérico total da
modalidade.
A reunião de todos os índices
de todas as modalidades esportivas gera o ranking geral. Todos os índices podem
ser cruzados entre si, personalizando a consulta.
As análises e consequente
avaliação específica de acordo com objetivos e preferências de cada consulta
são realizadas a partir de cada critério. Dessa forma, os índices gerados são
personalizados para cada cliente, patrocinador, clubes, atleta, promotor etc.
Se você quiser mais
informações sobre o Rank Sport Marketing, suas aplicações ou realizar uma
simulação personalizada gratuitamente, acesse www.ranksportmarketing.com.brhttp://www.ranksportmarketing.com.br/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário