Ao final de janeiro deste ano, uma assembleia deu posse à Diretoria Executiva da Academia Brasileira de Marketing Esportivo – ABRAESPORTE, que quer representar institucionalmente uma indústria que no Brasil se aproxima dos 2% do PIB nacional. E a expectativa é que o setor cresça ainda mais, uma vez que o país está prestes a sediar dois dos maiores eventos esportivos do mundo – a Copa do Mundo de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos (2016).
“Por isso, o objetivo que nos motivou a criar a Abraesporte é a profissionalização das atividades do marketing esportivo em nosso país, sedimentando suas práticas, aplicações e resultados, de forma a alcançar a credibilidade ideal entre empresas, agências de propaganda, anunciantes, patrocinadores, confederações, federações, clubes, dirigentes, técnicos e atletas”, explica José Cocco, presidente da entidade.
Mas, o que significa exatamente profissionalizar o Marketing Esportivo? De acordo com José Cocco, isso passa pela qualidade dos serviços prestados. “A qualidade e credibilidade dos serviços prestados é fundamental para que os resultados oferecidos na hora da venda sejam efetivamente entregues. Sempre que alguma nova atividade aparece de forma mais contundente no cenário econômico, aparecem também muitos aproveitadores de ocasião que, via de regra, acabam tumultuando o setor e o mercado. Dessa forma é necessário que se trabalhe com afinco no sentido de depurar o segmento, prestigiando aqueles profissionais e empresas que dignificam o segmento, dando chances a quem deseja aprender e combatendo a pirataria. O número de patrocinadores é muito pequeno e precisam ser preservados”, acrescenta Cocco.
Um dos resultados da profissionalização do mercado será a consolidação de um banco de dados com informações do mercado. “Com um banco de dados e informações de mercado geradas e administradas por uma instituição de credibilidade, as empresas e profissionais do setor podem basear seus eventos e respectivos planos de venda de patrocínios em dados reais e na linguagem entendida pelos profissionais de Agências e dos Patrocinadores. Dessa forma o RankSportMarketing será um dos serviços básicos oferecidos pela Abraesporte, uma vez que informa e qualifica os consumidores de cada modalidade esportiva”, explica Cocco (na foto).
Para o primeiro semestre de 2011, os profissionais do mercado também podem esperar a realização do Prêmio Abraesporte, que terá por objetivo divulgar as melhores práticas do Marketing Esportivo, dando visibilidade aos cases nacionais mais importantes.
“Já estamos em contato com instituições internacionais, do tipo Laureous World Sports, para que o Prêmio Abraesporte tenha desde a primeira versão um significado de importância para os premiados”, finaliza José Cocco.
*Matéria publicada no portal Ativo.com, após entrevista concedida por José Estevão Cocco.
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