Por Marcos Estevão Cocco
A companhia aérea Emirates pensa que sim.
Envolvida com esportes há mais de vinte anos, a empresa vê esta atuação como vital em sua estratégia de marketing. E para tanto marca presença em diversas categorias esportivas.
Talvez a mais conhecida, pelo menos no Brasil, seja sua relação com o clube inglês Arsenal, com o qual acertou uma parceria de £ 100 milhões em 2004, na época o maior contrato na história do futebol inglês e um dos maiores do mundo, obtendo o direito de nomear o estádio do time em Londres, o atual Emirates Stadium, palco do último amistoso da seleção brasileira.
Assim como com o Arsenal, a Emirates firmou acordo também com o italiano Milan, em 2007. Além de direitos de divulgação de sua marca no estádio San Siro e no centro de treinamento, tem acertado com o clube uma viagem anual de treinamento dos jogadores em Dubai, a qual também utiliza para promoção.
Tem acordo também com o clube francês Paris Saint German, num contrato que vai até a temporada 2013/14, além do alemão Hamburgo e do grego Olympiacos.
Ainda no campo futebolístico, é patrocinadora da Confederação Asiática de Futebol e um FIFA Partner (leia o artigo: O Marketing da FIFA ) até 2014, tendo direitos de participação em todos os eventos da entidade.
Fora sua presença no futebol, sua atuação no rugby também é forte. Além de patrocinadora oficial de torneios internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Rugby de 2011, a ser realizada na Nova Zelândia, patrocina os juízes e árbitros do Conselho Internacional de Rugby (IRB), o equivalente à FIFA no futebol, e também as seleções inglesa e samoana na categoria sevens e o time australiano da cidade de Perth, atualmente denominado Emirates Western Force.
Participa também dos esportes náuticos, com a equipe de iatismo Emirates Team New Zealand e o patrocínio da etapa do campeonato mundial Class 1 Powerboat realizada em Dubai.
Como parceira oficial do Conselho Internacional de Críquete (ICC), possui direitos sobre todas as mais importantes competições, incluindo o ICC Cricket World Cups de 2011 e 2015, o ICC Champions Trophy e o ICC Women’s World Cup.
No golfe, a companhia é patrocinadora oficial de 11 torneios em todo o mundo. E ainda tem presença no hipismo, tênis e automobilismo.
Nas palavras do xeque Ahmed bin Saeed Al-Maktoum, chairman e CEO da empresa: “Nós acreditamos que (o marketing esportivo) é um dos melhores modos de nos conectar com nossos passageiros. (Ele) nos permite compartilhar e apoiar seus interesses e construir uma relação mais próxima com eles.”
E em nossas palavras: o marketing esportivo agrega à marca da empresa as qualidades emocionais do esporte, criando um vínculo mais forte e ao mesmo tempo menos intrusivo
Se bem planejado e executado, o marketing esportivo compensa sim. E compensa muito.
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