sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O marketing da FIFA

Por Marcos Estevão Cocco

Apesar de ser conhecida por sua resistência a mudanças nas regras do futebol, no tocante à sua estratégia comercial a FIFA não fica parada.

Na Copa de 2002, na Coreia e Japão, o plano de marketing da entidade estabelecia os Official Partners / Parceiros Oficiais (adidas, Avaya, Budweiser, Coca-Cola, Fujifilm, Fuji Xerox, Gillette, Hyundai, JVC, KT/NTT, MasterCard, McDonald’s, Philips, Toshiba e Yahoo!), os quais tinham o direito de fazer associação direta de sua empresa com o evento e usar o logotipo do torneio em produtos, promoções e publicidade, além de expor sua marca dentro e ao redor dos estádios e em todas as publicações oficiais.

Na Copa de 2006, na Alemanha, os patrocinadores foram divididos em 2 níveis: os Official Partners (adidas, Anheuser-Busch, Avaya hardware, Coca-Cola, Continental, Deutsche Telekom, Emirates Airline, Fujifilm, Gillette, Hyundai, MasterCard, McDonald's, Philips, Toshiba, Yahoo!), que tinham os mesmos direitos dos da Copa anterior, e os Official Suppliers / Fornecedores Oficiais (Deutsche Bahn, EnBW, Hamburg Mannheimer, OBI, Oddset, Postbank), que detinham direitos apenas dentro da Alemanha.

Após 2006 a entidade realizou uma grande reformulação, definida no FIFA Sponsorship Programme, que engloba o período de 2007-2014 e traz três classes de parceiros: FIFA Partner, FIFA World Cup Sponsor e National Supporter.

O FIFA Partner / Parceiro FIFA (adidas, Coca-Cola, Emirates, Hyundai, Sony, Visa) possui o grau mais alto de associação com a entidade, com direito a uma ampla gama de atividades nos moldes do antigo Official Partner, além da exclusividade na categoria de produto/serviço em que atua. A principal diferença, contudo, é que estes direitos valem não somente para a Copa da África, mas até 2014.

A Copa do Mundo Masculina de Futebol é o produto principal no pacote, mas são vários os eventos incluídos: Copa do Mundo Feminina, Copa do Mundo Sub-17 e Sub-20, masculina e feminina, Copa do Mundo de Futebol de Areia, Mundial de Clubes, Copa do Mundo de Futsal e Copa das Confederações, com mais de 450 dias de jogos e dezenas de milhares de horas de transmissão ao vivo.

O FIFA World Cup Sponsor / Patrocinador FIFA da Copa do Mundo (para a Copa de 2010: Budweiser, Castrol, Continental, McDonald’s, MTN, Satyam, Yingli Solar) possui direitos semelhantes ao Official Partner anterior, mas apenas durante a Copa do mundo e em âmbito global, também incluindo exclusividade na categoria de produto/serviço em que atua, desde que não conflitante com nenhum FIFA Partner.

E a categoria National Supporter / Apoiador Nacional (para a Copa de 2010: BP, FNB, Neo Africa, prasa, Telkom) permite a empresas locais associarem-se à Copa dento do país sede, com a mesma exclusividade na categoria de produto/serviço em que atua (desde que não conflitante com nenhum FIFA Partner ou FIFA World Cup Sponsor).

Assim, combinando a qualidade do “produto” e o interesse do mercado, a FIFA adapta-se e mantém sua posição de destaque no mundo esportivo.

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