quarta-feira, 31 de março de 2010

Novociclo: as primeiras pedaladas do marketing esportivo - II

Por Edison Tadayuki

O Meio e Mensagem, de 5 de julho de 2004, publicou uma cronologia do marketing esportivo no Brasil em que a Novociclo figura como uma das pioneiras. Para aumentar as vendas de bicicletas num mercado em que Monark detinha 80% de participação, a Caloi passou a patrocinar, em 1975, competições de ciclismo no país e eventos como os Passeios Ciclísticos da Primavera.

A Novociclo foi a responsável pela criação, planejamento e realização desses passeios ciclísticos. "Nessa época, tive a felicidade de criar o Passeio Ciclístico da Primavera. Um dos maiores sucessos em eventos esportivos de lazer. Como comprovam as manchetes dos principais jornais da época, participavam mais de 200 mil ciclistas em São Paulo", afirma José Cocco.

Para se ter uma ideia da grandiosidade do evento, num determinado ano, enquanto o carro do corpo de bombeiros, acompanhado por um veículo com uma banda, terminava o trajeto de 16 quilômetros, saindo do Obelisco do Parque Ibirapuera, passando pela avenida Ibirapuera, avenida Bandeirantes, Marginal Pinheiros, avenida Rebouças, avenida Brasil e de retornando ao Parque Ibirapuera, ainda tinha ciclistas iniciando o passeio. E a garotada que estava na frente do passeio emendava no final para dar mais uma volta. Foi criado um anel com 16 quilômetros de ciclistas.

Todos os passeios terminavam num grande show musical dentro do parque. Esse passeio anual gerava milhares de passeios por todo o Brasil. Para atender a toda essa demanda, a Novociclo criou e produziu um kit passeio ciclístico, com todo o material necessário para a realização do evento, desde uma cartilha até material promocional, organizacional e de premiação. "Com esses kits realizamos uma média de 400 passeios anuais no Brasil inteiro durante cerca de 5 anos", destaca José Cocco.

Devido ao sucesso de público, de vendas e de utilização da bicicleta, além dos passeios, foram realizadas campanhas de assistência técnica gratuita nas quinzenas que antecediam os passeios e os revendedores Caloi promoviam vendas especiais, o Passeio Ciclístico da Primavera foi exportado para, praticamente, todas as capitais da América do Sul. "Chegamos a realizar um passeio nacional, durante as festividades de 7 de Setembro, com a participação simultânea de mais de mil municípios", recorda José Cocco.

A matéria publicada na Folha de S. Paulo, de 23 de setembro de 1978, mostra bem a importância desses passeios: "o quarto Passeio Ciclístico da Primavera, que será realizado amanhã, com saída marcada para as 9 horas, em frente ao Obelisco do Parque Ibirapuera, receberá um carimbo comemorativo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A ECT lançará o carimbo durante a largada e envelopes especiais serão carimbados e distribuídos aos presentes, numa agência postal provisória montada no local. No final do percurso, o prefeito Olavo Setúbal entregará troféus ao grupo mais numeroso, ao melhor uniformizado, à bicicleta mais original, ao ciclista mais idoso e ao colégio melhor apresentado." No dia 25 de setembro, a Folha de S. Paulo publicou uma matéria sobre o passeio com o título: "Passeio Ciclístico leva 200 mil ao Ibirapuera". "E olha que ainda não se falava em marketing esportivo", lembra José Cocco.

* Este post é a segunda parte de uma sequência de três. Não deixe de acompanhar!
----------------------------------------------------------------------------
Acesse também nosso site! http://www.jcoccosport.com.br/

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/JCoccoSportMkt




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails