segunda-feira, 29 de março de 2010

Vancouver 2010: os Jogos das mídias sociais

Por Marcos Estevão Cocco

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, realizados agora em fevereiro, foram os primeiros a aproveitar os benefícios das chamadas mídias sociais para sua divulgação e envolvimento do público.

As atuais ferramentas de mídias sociais permitem a interação das pessoas na criação colaborativa e no compartilhamento de informações, opiniões e experiências, através de vários formatos, como textos, fotos, vídeos e áudios.

É o mesmo princípio do boca-a-boca, a comunicação de mão dupla, mas com um alcance exponencialmente maior. Através destas ferramentas o Comitê Olímpico Internacional (COI) pode se conectar com os fãs dos Jogos de todo o mundo, muito mais do que apenas pela exibição na TV.

Nesta última edição, milhões de pessoas viveram sua paixão pelos Jogos e também contribuíram para sua grandeza.

O perfil do COI no Facebook (http://www.facebook.com/olympicgames) tem mais de 1,5 milhão de fãs e gerou aproximadamente 200 milhões de impressões desde seu lançamento em janeiro. Oferecendo boletins de bastidores de atletas e equipes, a página também permite aos fãs partilharem suas experiências olímpicas. O concurso de fotos teve mais de 4.000 imagens enviadas e os minigames receberam mais de 5 milhões de participações.

No YouTube (http://www.youtube.com/thebestofuschallenge) o COI apresenta o desafio O Melhor de Nós (The Best of Us Challenge), que permite ao público “competir” contra atletas olímpicos numa série de provas divertidas, como “quantos pares de meias você consegue colocar em 30 segundos” contra a esquiadora australiana Jenny Owens, entre outras.

E os participantes podem também criar seus próprios desafios e enviá-los ao site. A página já teve mais de 3 milhões de exibições.

No álbum virtual do Flickr (http://www.flickr.com/groups/olympicphotos) mais de 11.000 fotos dos Jogos foram compartilhadas pelos visitantes. O perfil no Twitter (http://twitter.com/olympics), com atualizações constantes, tem mais de 12.000 seguidores.

Criar presença nas mídias sociais é um caminho lógico para aumentar o valor de uma ação de marketing esportivo. Mas é necessário fornecer algo que valha à pena, motivador e diferenciado. O que acaba levando a uma ativação do patrocínio incrivelmente forte pois a mídia social pode criar sentimentos de profunda conexão.
Comece a incluir em suas ações de marketing esportivo a presença nas mídias sociais.

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