sexta-feira, 26 de março de 2010

Novociclo: as primeiras pedaladas do marketing esportivo - I

Por Edison Tadayuki

Depois de iniciar sua carreira, em 1958, na J.W. Thompson, José Estevão Cocco foi trabalhar na Denison e, no meio da década de 1960, assumiu o cargo de diretor de criação da CRAME, onde teve a oportunidade de transitar no automobilismo brasileiro. Foram inúmeros os cases de patrocínio e organização de eventos em Interlagos e outros raros autódromos no Brasil. Ainda não se tratava exatamente de marketing esportivo. "Nem imaginávamos o que seria isso. Para nós era promoção de vendas."

Na década de 1970, José Cocco foi para a Integral de Propaganda, agência da fabricante de bicicletas Caloi, que vivia um momento financeiramente difícil. Em 1977, foi montada uma agência de propaganda chamada Novociclo Propaganda Ltda., onde José Cocco foi diretor de criação e superintendente. A Novociclo fazia parte do Grupo Caloi e chegou a atender grandes anunciantes da época como Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais, Guaporé Veículos, Turismo Sol Jet, Chocolates Pan, Master Medical, Central de Veículos, Motovi Indústria e Comércio, Imobiliária Ipaobi, Soussel Empreendimentos Imobiliários Ltda., Henri Matarasso, Scopel, PBK, Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), entre outros.

Foi na Novociclo que José Cocco criou a memorável campanha “Não esqueça da minha Caloi”, que permaneceu no ar por 17 anos sem interrupção. A Caloi passou a ser um grande anunciante e patrocinador de esportes. Estava presente na maioria dos jogos de futebol, basquete, automobilismo, modalidade em que chegou a patrocinar o piloto Émerson Fittipaldi, e, logicamente, uma grande série de eventos ciclísticos. Começava-se  a desenvolver, intuitivamente, o que se chama hoje de marketing esportivo.

Durante décadas, o ciclismo brasileiro tinha como principais protagonistas a fabricante de pneus Pirelli, que patrocinava dezenas de esportes olímpicos como o vôlei e o ciclismo, e a Caloi. As principais federações estaduais de ciclismo eram amparadas pela Caloi, assim como a Confederação Brasileira de Ciclismo. José Cocco foi diretor de marketing da Federação Paulista e da Confederação Brasileira durante vários mandatos. Os logotipos da Federação Paulista e da Confederação são de sua autoria e, ainda hoje, são utilizados. "Fizemos muitas coisas boas para o ciclismo. Logo que eu cheguei na Caloi, eram realizadas corridas de bicicleta em Interlagos, no domingo, às 7 horas da manhã, e todos se queixavam da falta de público. Isso porque não era o horário certo, o local certo, não tinha a divulgação certa. Não podia acontecer mesmo."

Eventos como a Internacional 9 de Julho, voltas regionais, São Paulo-Brasília, corrida que começava em São Paulo e terminava em Brasília, durante o desfile de 7 de Setembro, e centenas de outras provas, nacionais e internacionais, passaram a ser organizadas pela Novociclo e patrocinadas pela Caloi. Provas populares para iniciantes e estreantes eram os grandes focos do marketing da Caloi para despertar o interesse de novos ciclistas. Ainda hoje, a Copa Staroup é lembrada como o evento que revelou muitos ciclistas profissionais campeões. Foi realizada, por três anos, a Copa São Paulo de Ciclismo com a participação de todos os municípios paulistas e com a divulgação em parceria com a Rede Globo.

* Este post é a primeira parte de uma sequência de três. Não deixe de acompanhar!

----------------------------------------------------------------------------
Acesse também nosso site! http://www.jcoccosport.com.br/


Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/JCoccoSportMkt



4G36HVCYPCDV

BlogBlogs.Com.Br

2 comentários:

Maraco disse...

FELIZ FOI QUEM ACOMPANHOU ESTA ÉPOCA GLORIOSA DO MARKETING ESPORTIVO.DEPOIS VEIO O GRANDE VÖLEI,
ESPORTE NA TV, NOVOS E GRANDES EVENTOS QUE MARCARAM ÉPOCA , ENFIM O SUCESSO QUE ATÉ HOJE VIVENCIAMOS.
ME ORGULHO DE AINDA PARTICIPAR DESTE ESQUEMA.

MARACO

Edison Tadayuki disse...

Caro Maraco,
Você também é personagem importante dessa história que começamos aresgatar e registrar neste blog. Nos próximos capítulos você entrará em cena.

Abraços,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails