Por Diandra Gomes Arbia
Este foi um dos resultados do estudo “SponsorTracker2010”, realizado pelo instituto Market Analysis, especializado em pesquisas de mercado e opinião. 808 pessoas, com idades entre 18 e 60 anos foram entrevistadas nas nove principais capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Goiânia e Brasília). A margem de erro da pesquisa, realizada cara a cara ao longo de dezembro de 2009 e janeiro de 2010, é de +/- 3,45.
Outro dado relevante para o mercado de marketing esportivo indica que 80,0% dos entrevistados também possuem uma imagem positiva ao ver uma empresa que realiza ações promocionais durante eventos esportivos como a Copa do Mundo, Olimpíadas e campeonatos em geral.
Contudo, o resultado positivo para os patrocinadores não se traduz em ingenuidade para os consumidores e torcedores: 72,1% deles concordam com a afirmação “O patrocínio esportivo é só uma outra maneira de fazer propaganda”. Ou seja, quase 3 em cada 4 entrevistados. O apoio por parte dos torcedores às marcas, não é cego.
De acordo com o diretor da Market Analysis, Fabian Echegaray, os torcedores sabem que o esporte precisa de apoio empresarial e estão, sim, dispostos a premiar as empresas que fazem um bom trabalho nesse sentido. Entretanto, da mesma forma que o consumidor exige resultados de atletas e times, ele também exige resultados para o esporte da empresa patrocinadora. “Não é apenas uma carona para divulgação corporativa”, explica Echegaray.
Outros resultados
A pesquisa ainda demonstrou que a cada quatro brasileiros adultos, três (74,3%) demonstram interesse por campanhas promocionais que incentivam eventos esportivos. Ainda segundo os resultados, parte dessa atitude pode ser explicada pela percepção de utilidade que tem o patrocínio para o esporte, já que 63,2% das pessoas entrevistadas não consideram o patrocínio esportivo como desperdício de dinheiro.
* com informações da Assessoria de Imprensa.
----------------------------------------------------------------------------
Acesse também nosso site! http://www.jcoccosport.com.br/
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/JCoccoSportMkt
Nossa Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=99515504
Nenhum comentário:
Postar um comentário