segunda-feira, 22 de março de 2010

81,6% dos brasileiros têm impressão positiva de empresas que patrocinam esportes

Por Diandra Gomes Arbia

Este foi um dos resultados do estudo “SponsorTracker2010”, realizado pelo instituto Market Analysis, especializado em pesquisas de mercado e opinião. 808 pessoas, com idades entre 18 e 60 anos foram entrevistadas nas nove principais capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Goiânia e Brasília). A margem de erro da pesquisa, realizada cara a cara ao longo de dezembro de 2009 e janeiro de 2010, é de +/- 3,45.

Outro dado relevante para o mercado de marketing esportivo indica que 80,0% dos entrevistados também possuem uma imagem positiva ao ver uma empresa que realiza ações promocionais durante eventos esportivos como a Copa do Mundo, Olimpíadas e campeonatos em geral.

Contudo, o resultado positivo para os patrocinadores não se traduz em ingenuidade para os consumidores e torcedores: 72,1% deles concordam com a afirmação “O patrocínio esportivo é só uma outra maneira de fazer propaganda”. Ou seja, quase 3 em cada 4 entrevistados. O apoio por parte dos torcedores às marcas, não é cego.

De acordo com o diretor da Market Analysis, Fabian Echegaray, os torcedores sabem que o esporte precisa de apoio empresarial e estão, sim, dispostos a premiar as empresas que fazem um bom trabalho nesse sentido. Entretanto, da mesma forma que o consumidor exige resultados de atletas e times, ele também exige resultados para o esporte da empresa patrocinadora. “Não é apenas uma carona para divulgação corporativa”, explica Echegaray.

Outros resultados

A pesquisa ainda demonstrou que a cada quatro brasileiros adultos, três (74,3%) demonstram interesse por campanhas promocionais que incentivam eventos esportivos. Ainda segundo os resultados, parte dessa atitude pode ser explicada pela percepção de utilidade que tem o patrocínio para o esporte, já que 63,2% das pessoas entrevistadas não consideram o patrocínio esportivo como desperdício de dinheiro.

* com informações da Assessoria de Imprensa.

----------------------------------------------------------------------------
Acesse também nosso site! http://www.jcoccosport.com.br/

Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/JCoccoSportMkt

Nossa Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=99515504

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails