sexta-feira, 5 de março de 2010

Razão social: Vôlei Futuro

Por Edison Tadayuki

No momento, o título de “Melhor Saque da Superliga” pertence à equipe feminina do Vôlei Futuro, liderada pelo sempre capitão William Carvalho. Fora das quadras, o Projeto Vôlei Futuro também tem boas sacadas que promovem a inclusão social por meio do esporte e busca dar maior visibilidade à modalidade. Por ocasião da Rodada Dupla de Araçatuba (SP), do SuperPaulistão 2009 – Copa Universidade São Judas, realizada no mês de agosto, tive a oportunidade de conhecer um pouco desse trabalho patrocinado pela Reunidas Paulista e pelo Alameda Quality Center e dirigido pela incansável Marcela Constantino.

“O esporte cumpre um papel fundamental na vida de crianças e adolescentes, desenvolvendo valores como integração e cidadania e proporcionando o aprendizado sobre a importância do indivíduo no grupo social.” Sobre esse alicerce foi criado o Projeto Vôlei Futuro, em janeiro de 2002, com objetivos que vão muito além da difusão do voleibol na região. Entre suas metas que promovem a cidadania, vale a pena destacar:

• Levar o esporte até as crianças e adolescentes de 8 a 16 anos;
• Ser uma opção de lazer;
• Incentivar a integração;
• Ocupar o tempo de ociosidade, evitando que esses jovens permaneçam fora da escola ou longe de casa;
• Manter equipes, masculina e feminina, de alta performance em competições oficiais como referência para os jovens e para dar visibilidade à cidade; e
• Promover o esporte como opção de lazer e entretenimento.

Esse processo de iniciação ao esporte é realizado por meio do aprendizado da modalidade em 17 núcleos de ensino, masculinos e femininos, que atendem a cerca de 1.000 crianças e adolescentes, com 2 a 3 aulas por semana, sempre no período inverso ao escolar. As aulas são realizadas nas dependências de escolas, municipais e estaduais, e em ginásios da cidade de Araçatuba. Nesses núcleos, coordenados por atletas e ex-atletas do Vôlei Futuro, são formadas equipes das categorias mirim, infantil e infanto-juvenil. Além de participar de atividades recreativas e de aprender os fundamentos do voleibol, as crianças e adolescentes que fazem parte do Projeto Vôlei Futuro participam de clínicas e palestras com atletas e técnicos consagrados, assistem aos jogos das equipes adultas e recebem assistência médica gratuita.


Atletas como referência

Os atletas das equipes adultas conciliam treinos com trabalho e/ou estudos. São monitores dos núcleos de aprendizado e técnicos dos times de base. Assim eles cumprem o principal objetivo do projeto: eles são vistos como referência e espelho para as crianças. Assim, a responsabilidade destes atletas vai além das vitórias e derrotas, existe um compromisso e uma conscientização do dever de formar cidadãos, o que vai além do trabalho com o vôlei.

Sob o ponto de vista do marketing esportivo, o Vôlei Futuro visa a divulgação em massa dos jogos para atrair o público, proporcionando espetáculos que compensem sair de casa para torcer pelas equipes, como forma de valorização dos atletas e do projeto em si, e incentivando a comunidade a participar ativamente.

“Partimos da ideia de que a multiplicação do projeto precisa ter como premissa a aproximação dos diversos públicos que desejamos atingir: imprensa, universo corporativo, universo esportivo, jovens em escolas e o espectador amante de esporte, em especial, do vôlei”, conta Marcela Constantino. A estratégia que reúne e aproxima esses públicos englobou a criação de uma nova logomarca; uma nova roupagem para o já popular mascote Bolota; criação da Unidade de Performance e Reabilitação Física e Esportiva (UNIPREFE), com equipamentos e infraestrutura de última geração; manutenção de um portal exclusivo; inauguração do Vôlei Futuro Store para a comercialização de produtos com a marca Vôlei Futuro.


Vôlei Futuro Experience

Iniciativa inédita no mundo do voleibol, o Vôlei Futuro Music foi criado, em 2007, para proporcionar aos torcedores que vão ao ginásio, numa média de 3.500 pessoas, momentos agradáveis de entretenimento com grandes shows antes e depois dos jogos. “Essa é uma combinação que consideramos perfeita para os nossos objetivos, ou seja, unir o esporte com entretenimento, cultura, música e muita diversão”, destaca Marcela. Outra iniciativa diferenciada é a colocação de um estande do Vôlei Futuro na entrada principal do Cirque Du Soleil, que está em São Paulo com o espetáculo Quidam.

Focado no fomento ao esporte, foi criado o projeto Vôlei Futuro Experience, que consiste em desenvolver uma estratégia inovadora de divulgação do voleibol, capaz de gerar visibilidade e envolvimento do público. Assim, nos jogos fora de Araçatuba, além do ônibus que transporta a comissão técnica e os atletas, outro especialmente adaptado leva o Vôlei Futuro Experience com material informativo, educativo e curiosidades sobre a modalidade.

“Toda essa estrutura e o trabalho realizado pelos competentes profissionais, que contam com o total respaldo da Marcela Constantino, do Grupo Reunidas, eu pude conferir quando o Pinheiros/Sky enfrentou o Vôlei Futuro, na Rodada Dupla de Araçatuba, e agora em janeiro no jogo pela Superliga. Além de ser um dos poucos clubes que mantém equipes masculina e feminina, a estrutura oferecida aos atletas é uma coisa de Primeiro Mundo”, avalia o campeão olímpico e mundial Rodrigão, em depoimento ao Vôlei Futuro News com uma tiragem de 20 mil exemplares, dos quais 15 mil são encartados no jornal local, Folha da Região, mais uma iniciativa inédita do Vôlei Futuro.

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