É do Barão de Coubertin, o pai das olimpíadas modernas, a frase que diz: o importante não é vencer é competir. Aí vemos a Martina Navratilova, maior tenista que o mundo já teve, e comenta que quem diz que ganhar ou perder não importa, provavelmente perdeu. Baseado nisso, eu digo que no marketing esportivo o importante não é competir, é vencer.
Digo isso porque, quando se faz algum investimento, o objetivo é ter um retorno compatível. Para que o retorno do investimento seja mais previsível e seguro, é necessário saber onde, como e o porquê do investimento. Para investir na Bolsa de Valores, estuda-se o comportamento das ações e suas respectivas empresas emitentes. Para investir numa programação de mídia, estão à disposição todas as informações necessárias sobre cobertura, audiência, qualificação da audiência, afinidade, custo por mil etc.
No marketing esportivo também precisa ser assim. Mas, na maioria das vezes, não é. As queixas dos promotores, atletas, federações e clubes são de que as agências de propaganda e as empresas anunciantes não têm interesse em avaliar suas propostas e patrocínio. E a maioria dos possíveis patrocinadores só analisa propostas de grandes clubes, esportes de ponta e atletas medalhados.
Do outro lado, a grande queixa dos profissionais de mídia de agências e de patrocinadores é a ausência quase total de informações do mercado de esporte. Dificilmente a proposta de patrocínio informa quem pratica, quem acompanha, quem torce, quem é apaixonado, quem consome a modalidade esportiva que está sendo proposta. E a quantidade deles? E a classificação socioeconômica? E as outras qualificações todas?
Para as agências de propaganda e para as empresas patrocinadoras, não é viável fazer pesquisas e levantamentos de mercado a cada análise de proposta de patrocínio ou planejamento estratégico para investir no esporte. Muitas vezes, esses estudos demandam tempo e dinheiro incompatíveis com a ação.
Qual a solução para esse impasse?
É preciso adequar a modalidade esportiva à marca buscada para patrocínio. Para isso, é necessário que quem esteja buscando patrocínio tenha ciência do que é e o que significa no mercado a sua modalidade esportiva. E a empresa que esteja buscando um esporte para patrocinar ter bem claro todas as necessidades que sua estratégia de marketing deverá atender.
Para facilitar e tornar possível essa adequação entre esporte e marca patrocinadora, foi criada a ferramenta Rank Sport Marketing. Com ela, é possível posicionar devidamente a modalidade esportiva (foram estudadas e ranqueadas 55 modalidades). Com esse posicionamento, é possível oferecer todas as informações necessárias para que um profissional de mídia ou de empresa patrocinadora possa decidir com segurança.
Acesse o site e conheça, gratuitamente, detalhes do Rank Sport Marketing, uma exclusiva ferramenta de adequação das modalidades esportivas aos objetivos das marcas.
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