sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Especialistas minimizam efeitos de crise no Flamengo

Por Rodrigo Capelo - Máquina do Esporte

O mau momento vivido pelo Flamengo no futebol extrapolou os campos e chegou à gestão da presidente Patrícia Amorim. O ídolo rubronegro Zico, que havia sido contratado para o cargo de diretor-executivo, e o vice-presidente de futebol, Vinícius França, deixaram o clube nesta sexta-feira (1º).

Em carta aberta à torcida flamenguista, publicada no site pessoal, Zico desabafou e disse não ter condições de permanecer na direção do clube carioca. "O caminho da grandeza não foi perdido agora", escreveu o ex-dirigente. "Lamentavelmente, é fruto de anos e anos de um sistema histórico incompatível com as coisas que acredito".



A crise política, apesar de indicar que a situação da gestão do Flamengo é delicada, para especialistas em marketing esportivo, não deve arranhar a imagem do time. Em parte, porque é reforçada pela má fase no futebol. "Se a equipe estivesse bem, dificilmente o cenário estaria tão conturbado", opina Oliver Seitz, especialista em indústria do futebol.

O interesse de patrocinadores na marca do clube tampouco deverá cessar em função da saída de Zico. Para embasar essa afirmação, os profissionais usam como exemplo a prisão de Bruno, ex-goleiro do Flamengo. "Mesmo com um jogador preso, as empresas continuaram aliando a própria imagem ao clube", argumenta Seitz. "É certo que companhias deixam de ter interesse, mas a busca não zera".

"Esse mercado é tão volúvel que o pessoal não está muito preocupado em se episódios como esse arranham ou não a marca patrocinadora", concorda José Cocco, diretor da J.Cocco Sportainment, agência de marketing esportivo. "É claro que irá requerer mais explicações, negociações, garantias, mas isso não irá atrapalhar a comercialização da marca, nem de produtos".

Apesar do reduzido efeito prático sobre a relação entre empresas e Flamengo, também é consenso que a imagem da gestão rubronegra está, na melhor das hipóteses, estagnada em relação à má fama do passado. "O Zico tem mais respeitabilidade administrativa que o clube porque sempre cuidou muito bem da própria imagem, então o prejuízo sobra para o Flamengo", finaliza Cocco.

------------------------------------------------------------
Clique aqui e assista ao nosso portfólio!
Acesse também nosso site: www.jcoccosport.com.br
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/JCoccoSportMkt

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails