segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Especialista europeu em Scouting no Futebol realiza curso inédito em São Paulo


Alunos do curso de Scouting no Futebol


A formação ministrada por Rui Gomes de Oliveira, consultor do Fundo “Benfica Stars Fund”, reuniu 20 alunos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

A QUEST – Soluções para o Desporto e a J. Cocco Sportainment Strategy realizaram em São Paulo, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, o curso de Formação Específica de Elite - Scouting no Futebol. O especialista português, Rui Gomes de Oliveira, passou aos 20 formandos as técnicas e estratégias state-of-art em nível mundial sobre a temática do Scouting no Futebol.

Rui Oliveira tem mais de 20 anos de experiência nessas matérias, estando, desde o início, ligado a grandes clubes de futebol como Sport Lisboa e Benfica. “Tenho a certeza de que os alunos assimilaram bem os conceitos aqui apresentados, mesmo porque temos muitas coisas em comum no que se refere ao universo do futebol”, afirma o consultor do Fundo “Benfica Stars Fund”.

Os alunos, representantes de clubes, agentes de futebol, gestores de esporte e profissionais de Educação Física de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), tiveram acesso às mais recentes teorias e práticas de como observar e detectar talentos; estruturar e organizar departamentos de Scouting; e como analisar uma partida de futebol. “O curso é muito bom porque traz um conteúdo, teórico e prático, muito difícil de encontrar aqui no Brasil. Além disso, o professor tem uma didática excelente”, avalia o gestor de esporte, em São Paulo, Gustavo Guarizzo Silva.

“Eu pretendo ser treinador nas categorias de base, pois acredito muito na formação de um atleta, em vez de buscar talentos por aí. Assim, o curso deu uma boa base sobre as características principais que devemos buscar num garoto a ser formado”, afirma Marcelo Padilha Júnior, estudante de Educação Física em Belo Horizonte. Para Luis Felipe Marinho Batista, do Sport Club Corinthians Paulista, “o curso foi bastante proveitoso, agora é voltar para o clube e colocar em prática tudo que aprendemos”.

“Foi muito proveitoso esse acesso que tivemos à metodologia de trabalho dos clubes europeus, essas informações qualificadas e privilegiadas serão muito importantes para o nosso dia a dia”, destaca Carlos Eduardo Pinto Tedesco, que atua junto ao Sport Club Internacional, em Porto Alegre.

“Entendo que essa formação foi um sucesso, tanto pelo número de alunos que reunimos, quanto pelas informações passadas pelo Rui de Oliveira que, certamente, vão causar real impacto na melhoria de resultados dos formandos”, afirma Ricardo Balbeira, CEO da Quest, a propósito da realização da Formação Scouting no Futebo, em São Paulo.

“O desporto brasileiro está numa fase de crescimento em virtude dos investimentos em grandes eventos como a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 que, consequentemente, exigem a profissionalização dos quadros de gestores. A nossa parceria com a QUEST tem o objetivo de colaborar nesse processo, fazendo-se valer da nossa experiência na formação de executivos relacionados com o desporto e de formadores com experiência em eventos bem sucedidos. Pretendemos que a Formação Scouting no Futebol seja a primeira de muitas a serem desenvolvidas no Brasil”, afirma José Estevão Cocco, diretor-presidente da J.Cocco Sportainment Strategy.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails