sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Atletas destacam o 2º. Interestadual de Triathlon como uma das competições mais desafiadoras da modalidade



Beatriz Neres
 O desafio é completo, a natação em água doce, mais pesada e com menor flutuabilidade que o mar; o ciclismo com a famosa “Serrinha” que faz a Serra de Campos ou o GP Extreme passarem ao lado; e a corrida já com sol em um sobe-desce constante. Tudo isso em uma paisagem linda, água limpa, cronometragem, arbitragem e hidratação profissionais. Por tudo isso, pode-se afirmar que o Interestadual é a competição em distância olímpica mais desafiadora do Brasil, sendo ideal para triatletas experientes que gostem de desafio completo.

No fim de semana de 3 e 4 de dezembro, a cidade de Brotas (SP), conhecida pelas belas paisagens e pelos esportes radicais, foi palco do 2º. Interestadual de Triathlon. A competição na distancia Olímpica, agora denominada de Standard – 1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, foi realizada em um percurso desafiador e procurou oferecer aos atletas a experiência de vivenciarem as regras internacionais, da International Triathlon Union - ITU, de um Campeonato Mundial Oficial. 

Na categoria Elite, o vencedor foi Helcio Kricky, de Curitiba (PR), que completou a prova em 2h17min20s. “Essa é uma competição que faltava no Brasil. Ou seja, com o ciclismo que faz a diferença. Nas outras competições, com vácuo, temos nadadores e corredores e a parte do ciclismo é muito fraca, vira até um jogo de compadres para depois fazer uma corrida forte”, avalia.


Helcio Kricky
 Hélcio conta que sentiu muito a corrida porque forçou muito o ritmo desde a natação. “Os primeiros 2,5 km da corrida foram muito sofridos, com muito desconforto, mas eu segurei o ritmo, para mais na frente me soltar, a partir dos 5 km eu consegui crescer e, depois dos últimos 2 km, eu fui para o abraço”, conta o representante do Paraná, que faz Triathlon há seis anos e larga com os profissionais há dois. “Essa foi a primeira que ganhei na elite, mas tenho calma e sei que o segredo é perseverar, porque os resultados não vêm de uma hora para outra”, afirma.

Francisco Luiz Viana Neto foi o primeiro da categoria Amador com o tempo de 2h20min26s. “Interessei-me muito em participar do Interestadual, por ser uma prova sem vácuo, já que o ciclismo é o meu forte. Nadei bem, consegui fazer um pedal bem consistente e forte, mas me poupando ainda para correr, pois sabia que era um percurso muito duro mesmo. Deu tudo certo, não “quebrei”, consegui descansar um pouco no pedal, fiz uma corrida geral para conseguir chegar em primeiro lugar na categoria Amador”, relata.

Beatriz Neres, do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada do 2º. Interestadual com a marca de 2h44min21s. Ela ficou muito feliz por ter melhorado sua classificação em relação ao ano passado, quando chegou em segundo com um tempo de 2h58min02s. Essa foi a quarta vez que Beatriz fez Triathlon Standard/Olímpico. “O Interestadual é uma prova atípica. Tem alguma semelhança com o cross, mas ao mesmo tempo é uma prova gostosa, na qual você consegue manter um ritmo legal. Vale a pena, é um desafio para todo mundo que terminou, mesmo andando”, avalia Beatriz Neres, que tem na corrida o seu ponto forte. “Além de ser difícil, o sol é muito forte. Para mim, a corrida exigiu um pouco mais, apesar do percurso da bike não ser um dos mais fáceis também.”

Rita de Cassia Sversut Appezzato chegou em segundo lugar com o tempo de 3h07min15s. “A prova de hoje foi desafiadora, realmente é para desafiar qualquer Ironman. O percurso da bike foi o mais difícil. Se você não conseguir dosar, na corrida você pena”, destaca.

São Paulo é a equipe campeã do 2º. Interestadual de Triathlon

Realizada pela Federação Paulista de Triathlon (SPTRI) com o apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), do Estado de são Paulo, a competição teve a participação das Federações de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Rio de Janeiro. A equipe de São Paulo foi a campeã com 397 pontos, a do Rio de Janeiro fez 99, Paraná 60, Distrito Federal 60, Minas Gerais 10, Santa Catarina 10 e Mato Grosso 8. O presidente da SPTRI, Frederico Wilche, considerou este segundo ano do Interestadual, que incluiu a modalidade Paratriathlon, como a parte final do projeto piloto, que testou a equipe de árbitros que terminou o curso recentemente e a parte de cronometragem eletrônica com nova tecnologia, “agora é partir para o terceiro ano do Interestadual, já marcado para o dia 2 de dezembro de 2012, com todas as características de evento tradicional no calendário, inclusive com o início das inscrições em janeiro de 2012”.

Para o Professor Luís Antonio Gonçalves da Silva, Diretor Regional de Esportes da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, “esse tipo de evento é muito importante para nós, que vamos sediar os Jogos Olímpicos em 2016. Essa parceria com as federações permite buscar novos talentos nas mais variadas modalidades esportivas, como é o caso do Triathlon. A região de Brotas favorece esse tipo de competição, que acaba sendo um atrativo a mais em termos de opção turística para a cidade, com grande tradição em esportes radicais”.

“Uma das cinco melhores provas do Brasil.”
Jefferson José Maciel Vilela, o Vilela

Os organizadores da prova tiveram o cuidado de traçar um percurso extremamente técnico, a começar pela água da represa Jacaré Pepira, com densidade maior e mais difícil de nadar. “Estava tudo muito bem sinalizado e foi tranquilo realizar essa etapa da água”, destaca Jefferson José Maciel Vilela, o Vilela, triatleta há mais de 20 anos.

Para Vilela, que participa do Interestadual como um desafio pessoal, a parte do ciclismo foi, realmente, a mais difícil. Foram duas voltas de 20 km, sendo que em cada uma havia o grande desafio de uma subida de 2,7 km. “Foi muito desgastante. Se o triatleta não conseguir dosar bem o ritmo, acaba “quebrando” no meio da subida e, muitas vezes, nem consegue completar a prova”, avalia o veterano que cruzou a linha de chegada com um tempo de 3h29min49s, superando a marca de 3h31min48s da primeira edição do Interestadual.

Na parte de corrida, o percurso de 10 km foi extremamente desafiador com várias alternâncias de subidas e descidas. “O trajeto praticamente não tem sombra, ou seja, você fica exposto ao sol o tempo todo. Mas, a organização foi maravilhosa, em termos de orientação da equipe de árbitros, fiscais e staff, hidratação no percurso e total fechamento das vias usadas pelos atletas. Eu diria que este Interestadual está, tranquilamente, entre as cinco melhores provas do Brasil”, conclui Vilela, que tem em seu currículo a participação em 10 Ironman.

O presidente da Associação de Triathlon Master de São Paulo (ATM), Rychard Hryniewicz, afirma que “nós assessoramos a Federação para organizar uma competição que representasse as vontades dos triatletas, pensando no local, valor, logística e, principalmente, no desafio. Pelas manifestações dos atletas, posso afirmar que tivemos sucesso, e ao mesmo tempo sabemos que sempre é possível melhorar”.

A Premiação

O 2º. Interestadual, além de proporcionar um grande desafio, distribuiu mais de R$ 5.000,00 em prêmios, contemplando um grande número de atletas das Categorias de Idade (amadores).

Alto Rendimento
Helcio Krick – PR - Uma passagem aérea para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon na Distância Standard de 2012.
Anderson Ferreira – SP - Subsídio de 50% no valor de uma passagem de avião para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon na Distância Standard  de 2012.

Renato Girardi – SP - Inscrição para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon na Distância Standard  de 2012.

Beatriz Neres – SP - Uma passagem aérea para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon na Distância Standard  de 2012.

Tatiana Batista Costa – RJ - Subsídio de 50% no valor de uma passagem de avião para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon na Distância Standard de 2012.

Nicole Matos – SP - Inscrição para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon na Distância Standard de 2012.

Extra para o melhor paulista SUB23:
Fader Luiz Muller Hidalgo – SP - Uma passagem de avião para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon na Distância Standard de 2012.

Categorias de Idade
Inscrição para a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon na Distância Standard de 2012, o melhor atleta paulista federado no pódio, em cada categoria.

Feminino
Mirian Epstejn
Simone Maria Arruda
Rita De Cassia Sversut Appezzato
Sonia Menezes Franco Dos Santos

Masculino
Fernando Toldi
Leandro Gustavo Goulart Zani
José Rodrigues dos Santos
Marcelo Monteiro de Moraes
Hee Chul Oh
José Sérgio Prudente De Oliveira Filho
Luiz Alberto Fermino
Luis Carlos Ramos Martins

Edison Tadayuki Ishibashi
Assessor de Imprensa - MTB 17666
Tel.: 11 3755 0908
Cel.: 11 8766 0562

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails