sexta-feira, 9 de abril de 2010

Novociclo: as primeiras pedaladas do marketing esportivo - III

Por Edison Tadayuki

Com a mesma estratégia dos kits, foram realizadas milhares de provas ciclísticas populares em todo o Brasil, com a participação de revendedores. Durante dois anos, a Novociclo organizou o Grande Prêmio Caloi 10. Uma corrida de bicicletas realizada logo após o treino de sábado da Fórmula 1, em São Paulo, e, posteriormente, no Rio de Janeiro, com a participação de todos os pilotos e mecânicos.

Émerson Fittipaldi, Clay Regazzonni e todos os famosos da época competiam de bicicleta com transmissão pela Rede Globo, narração de Luciano do Valle e edição de imagens de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que depois seria o responsável pelo surgimento do Jornal Nacional, Fantástico e muitos outros programas que levaram a emissora carioca à liderança da audiência nacional.

Em 1977 e 1978, o publicitário protagonizou a criação do primeiro merchandising em novela, com o lançamento da Caloi Ceci, durante a novela Sem Lenço Sem Documento, da Rede Globo. O roteiro escrito por Mário Prata incluia uma agência de propaganda encarregada de criar o nome e toda a campanha de lançamento da Caloi Ceci, que aconteceu dentro da novela e também na vida real. Esse case pioneiro, no Brasil, foi premiada com o Top Marketing ADVB 1978 de Merchandising.

Na década de 1980, a Novociclo também foi a responsável pelo lançamento da modalidade de bicicross no Brasil, com pistas de cross exclusivas e próprias para a modalidade. Numa viagem aos Estados Unidos, em companhia do Cláudio Rosa, um dos mais destacados ciclistas brasileiros da época, para uma visita ao importador Caloi, José Cocco foi informado de que estava em cartaz um filme de muito sucesso e que o importador tinha emprestado uma bicicleta cross para a produção do filme por acreditar que daria um impulso na popularidade do modelo cross.

"Como o o filme fazia muito sucesso, só encontramos ingressos para uma sessão ao meio-dia. Tratava-se do E.T. - O Extraterrestre. Após assistir ao filme, além de me apaixonar, vislumbrei todas as possibilidades de marketing que poderiam ser exploradas no Brasil. De lá mesmo, entrei em contato com os distribuidores do filme no Brasil e reservamos todas as salas de espera dos cinemas que exibiriam o filme. Foi um enorme sucesso. Em todas as salas tínhamos displays com as Caloi Cross expostas, além de várias ações promocionais em escolas e nas pistas de Caloi Cross", lembra José Cocco.

Em seguida, a Novociclo lançou os primeiros torneios e campeonatos locais e nacionais de Caloi Cross, com transmissão pela televisão. A Equipe Caloi Cross se transformou no ícone da modalidade. Isso resultou numa inusitada participação num programa da Rede Globo, Geração 80, cujo cenário tinha uma pista de Caloi Cross com a Equipe Caloi Cross se exibindo durante todo o programa.

Foi na época da Novociclo, também, que surgiu a primeira revista de ciclismo do Brasil, totalmente patrocinada pela Caloi, a Ciclo Esporte, editada pelo jornalista Wagner Gonzalez, hoje especialista em automobilismo. "A ideia foi fazer uma revista para quem possuia bicicleta. Ela trazia desde matérias sobre manutenção básica, entrevistas com ciclistas, roteiros para viagens de bicicleta e diversos outros temas", conta Wagner Gonzalez.

* Esta é a última parte de uma série de três posts.

Assista abaixo ao portfólio da J.Cocco Sportainment 



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