segunda-feira, 21 de junho de 2010

Rank Sport Marketing

Por Marcos Estevão Cocco

Depois de muito ler, pesquisar, analisar, comparar, conversar etc. você se decide: vou usar o marketing esportivo. Você decide agregar à marca de sua empresa as qualidades emocionais do esporte, reforçando seu vínculo com os clientes/consumidores e buscando conquistar novos.

Mas, e aí? Qual esporte escolher? São centenas de opções, cada qual com suas particularidades, prós e contras, alcances e emoções diferentes.

Para investir numa programação de mídia, por exemplo, estão à disposição informações sobre cobertura, audiência, qualificação da audiência, afinidade, custo por mil etc., com as quais a empresa pode decidir onde aplicar sua verba, em qual emissora, qual programa, qual revista e assim por diante.

E no esporte? A grande queixa dos profissionais de mídia de agências e de patrocinadores é a ausência quase total de informações do mercado de esporte. Quem pratica, quem acompanha, quem torce, quem é apaixonado, quem consome? E a quantidade deles? E a qualificação socioeconômica? E as outras qualificações todas? Estas informações são fundamentais.

Do outro lado, promotores, atletas, federações e clubes queixam-se que as agências e empresas não têm interesse em avaliar suas propostas. Só avaliam propostas de grandes clubes, esportes de ponta e atletas medalhados, que possuem pelo menos um mínimo de informações.

Agências e patrocinadores não estão errados: precisam basear suas decisões em dados, não em “achismos” ou simples preferências pessoais. E não é viável às agências e patrocinadores fazer pesquisas e levantamentos de mercado a cada análise de proposta de patrocínio, que muitas vezes demandam tempo e dinheiro incompatíveis com a ação.

Daí o impasse: um lado não patrocina por não ter as informações necessárias. O outro lado não consegue patrocínio por não ter as informações necessárias para fornecer.
E o que acontece: a verba acaba indo para o bom e velho futebol, que tem informações e resultados para apresentar. Mesmo que ele não seja a modalidade mais adequada ao patrocinador.

Pensando nesse problema, nós da J.Cocco Sportainment desenvolvemos uma ferramenta exclusiva para auxiliar os dois lados. Uma ferramenta que permite adequar as necessidades da oferta e da demanda, que permite ao patrocinador identificar os esportes com mais adequação ao seu interesse, e que permite aos clubes, atletas e federações identificar quais os patrocinadores mais prováveis para suas modalidades e tentar uma prospecção mais planejada.

Esta ferramenta é o Rank Sport Marketing.

Nós estudamos 50 modalidades esportivas (atletismo, automobilismo, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, hipismo etc.) baseadas em 20 critérios: adequação aos sexos, adequação às faixas etárias, adequação às faixas socioeconômicas, cobertura geográfica e população potencial, consolidação da modalidade, cross-marketing possível, geração de consumo, ídolos, investimento necessário para conquistar o meio, link com a imagem de marcas patrocinadoras, oportunidade de negócios no meio, patrocinadores importantes, população praticante, qualidade da marca da modalidade, visibilidade na mídia, agregação de imagem de jovialidade e modernidade, agregação de imagem de status, agregação de imagem fashion, agregação de imagem tecnológica e Brand Experience.

Baseados nesses critérios, nós realizamos o ranqueamento personalizado das 50 modalidades de acordo com as necessidades do patrocinador, estabelecendo quais as mais adequadas para seu caso.
E o inverso também é possível: através do ranking, uma modalidade pode determinar quais tipos de produtos/serviços estão mais propensos a se beneficiar patrocinando-a.

Logicamente esta é uma análise inicial, que necessita de um “ajuste fino”, que realizamos caso a caso, juntamente com o cliente.

Acesse o Rank Sport Marketing e conheça esta moderna ferramenta de auxílio ao marketing esportivo:

http://www.ranksportmarketing.com.br/

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