terça-feira, 5 de junho de 2012

O spam e a indústria da propaganda


José Estevão Cocco

Um verdadeiro massacre da propaganda profissional, ética e remunerada está tomando vultos nunca imaginados.

O Marketing Direto praticamente sempre existiu. Centenas de milhares de "malas diretas" eram postadas sistematicamente. Com o advento da informática foi possível a segmentação extrema das listas utilizadas. Estudadas, aperfeiçoadas sempre através dos retornos obtidos. Estudos de viabilidade eram feitos à exaustão. Retorno de 1% é viável? O break even é alcançado com que retorno? Que custo deve ter o material versus retorno? Tudo era feito por grandes especialistas como ... As listas eram obtidas de forma ética, através de atividades promocionais. Como o custo dos materiais e, principalmente, dos Correios eram muito altos os envios eram parcimoniosamente feitos.

Com a chegada da internet e a utilização dos famigerados SPAMs os pequenos, médios e grandes anunciantes já não fazem suas tradicionais veiculações nos veículos com mídia paga nem através de malas diretas bem estudas, bem leiautadas, realizadas por profissionais altamente requisitados.

A comercialização de listas de e-mails piratas, fajutas, sem autorização e completamente em desacordo com legislação, acordos, normas e outras corre leve, livre e solta. Diariamente recebemos ofertas de "milhões de endereços de e-mails" por valores incrivelmente baixos. Qualquer pessoa pode comprar essas listas e poluir cada vez mais o universo da internet, entupindo as caixas de entrada e/ou de lixo eletrônico.

A comercialização de listas é proibida. Mas, e daí? Não temos qualquer notícia das associações de classes de propaganda, promoção, marketing direto, comunicação e de veículos realizarem alguma atividade para coibir esses abusos.

O Código de Autorregulamentação para prática de E-mail Marketing da ABEMD permite a contratação de "Parceiros": (Art.1º. O presente Código tem por objeto definir as regras a serem seguidas para a utilização de email como ferramenta de marketing, de forma ética, pertinente e responsável, sem prejuízo da concomitante aplicação da legislação vigente aplicável... X- Opt-in - é a permissão prévia concedida pelo Destinatário e comprovável pelo Remetente, autorizando o envio de E-mail Marketing por um determinado Remetente;...XI- Opt-out - forma disponibilizada e informada na mensagem de E-mail Marketing para que o destinatário exerça o descadastramento da respectiva Base de Destinatários;...XII- Parceira  Pessoa física ou jurídica que contrata uma ação de E-mail Marketing para uma base de destinatários do Remetente, que detém o relacionamento e gerenciamento das ações de E-mail Marketing.)

Sabe o que isso significa? Significa que qualquer empresa, em nome da parceria, pode adquirir centenas e centenas de listas de um sem número de empresas emissoras de e-mails. A maioria dessas listas não obedecem aos critérios éticos e legais nem a qualquer código de ética.

Daí, você receber um e-mail de ofertas de varejo, por exemplo, de uma empresa - normalmente grandes varejistas - e em seguida receber o mesmo e-mail com as mesmas ofertas de dezenas de "parceiros".

Não sou contra o envio de e-mail marketing. Mas só recebo da lista original do anunciante, com sua identificação e minha autorização em constar da lista. Me recuso a receber de "parceiros" o que quer que seja. Simplesmente porque eles comercializam o meu nome e endereço sem qualquer autorização minha.
Dentre as normas, existe a exigência de colocar o e-mail de forma visível e acesso facilitado uma forma de quem está recebendo o e-mail solicitar o descadastramento (opt-out).
Só que, de forma sorrateira e sacana, eles descadastram somente daquela lista especificamente. Por exemplo ListaXYZ-10. Dessa forma a ListaXYZ-11 vem novamente com o cadastro.

O envio desvairado de SPAMs de forma fraudulenta e sem qualquer ética, faz com que muitos anunciantes deixem de utilizar os veículos éticos. Principalmente o varejo.
Com a palavra a ABEMD, AMPRO, FENAPRO, ABAP, ABA, PROCON, VEÍCULOS ESPECIALIZADOS e infinidade de outras associações que devem tratar desse verdadeiro insulto que é o envio de SPAMs de forma totalmente predatória.

No próximo artigo, vamos abordar os sites de venda de produtos milagrosos que se fazem confundir com sites jornalísticos e informativos quando, na verdade, são apenas formatos de angariar vendas.

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